banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Amar cura - Demonstrações essenciais
  Data/Hora: 2.jan.2024 - 11h 9 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Por Paulo Hayashi Jr. - Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp. 

 

A existência em um mundo-escola nem sempre transcorre da maneira como gostaríamos. Pode haver lições que não ficaram apreendidas com satisfação e o refazimento é necessário. As provações seguem conforme o ritmo da vida, sendo fundamental o seu acompanhamento. Para aqueles que preferiram parar de progredir, a vida dá um jeito de caminhar. O aguilhão da dor muitas vezes é o chamamento para o nosso dever de ajustes e progresso, tal como aluno que precisa avançar sem perda das oportunidades. Não sabemos o quanto de tempo já desperdiçamos, tampouco o quanto já ferimos e magoamos os outros em outras ocasiões. Por isso, as mágoas e ressentimentos do momento atual, do presente, devem ser perdoados e esquecidos como uma maneira de possibilitar o avanço maior. Quem higieniza o aparelho mental não tem problemas futuros de contentamento. A felicidade está na consciência, assim como o próprio céu e inferno que construímos. Em alguns casos, fazemos “pontes” para se  conectar com o mundo e outras pessoas. Em outras ocasiões, “muros” que isolam e tornam a convivência mais difícil. 

 

Feliz daquele que não tem amarguras e que percebe de prontidão que amar cura. O amor é o tônico que fluidifica as relações interpessoais e faz do bem querer e sentir modos voluntários da pessoa. É a introjeção em si de uma pré-disposição para o bem, a vida social de apoio e da caridade como estratégia de crescimento e construção de um mundo melhor. Quem ama transborda luz e conforme Jesus Cristo: "vós sois a luz do mundo" (Mat, 5:14).

 

Demonstrações essenciais 

 

O exemplo vivo de Cristo é a maior prova da bondade de Deus e suas pegadas podem ser seguidas por nós, em nossas atividades cotidianas de instrução e amor, sem necessidade de “pirotecnia” do além. Não é preciso ver com os olhos o que se percebe com a alma. Aqueles que pedem demonstrações físicas do espírito são como crianças que pedem graças para sorrir. Todavia, são indolentes em estudar com seriedade ou então, carregam já dentro de si a incredulidade que, mesmo vendo, não conseguirão enxergar. É vital que o discípulo de Cristo não perca tempo e que seja a letra viva do mestre. Por meio do exemplo responsável e digno, da palavra amiga cristã se faz a divulgação sensata e bem-quista. Não é o céu que precisa dar sinais, mas são aqueles que estão na terra que devem se apurar para o alinhamento e o testemunho de uma vida reta e nobre.

 

A caridade é o caminho para o exercício construtivo da fraternidade. Por meio da ação altruística, há a transformação exterior do ambiente e também do interior das pessoas. A ajuda beneficia tanto quem é ajudado, quanto quem ajuda. É trazer o ar refrescante da esperança e da bondade, permitindo apaziguar os problemas cotidianos, bem como trazer novos alentos para o porvir. Jesus Cristo é a grande luz que ilumina os corações humanos, devendo a cada um a tarefa de procurá-lo viver consigo mesmo e com seus semelhantes. É a nossa demonstração da fé pelas obras, assim como se reconhece a qualidade das árvores pelos frutos (Lucas 6:44).

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Bassani
Banner Einstein
Banner emprego