banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Consciência plena - Como vives?
  Data/Hora: 8.jan.2024 - 6h 48 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Por Paulo Hayashi Jr - Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp.

 

O ser humano integral constitui muito mais do que a simples parte consciente. A clássica metáfora do “iceberg”, com o lado visível constituindo o consciente e a parte submersa o inconsciente retrata bem a relação. Neste caso, este último desempenha muito mais funções e exerce influências na pessoa sem que esta perceba. É preciso sair do automatismo da vida e da correria do dia a dia para que o lado consciente possa compreender melhor o que se passa internamente. O reino interior é sutil e tê-lo como inimigo pode representar autêntico caminho para resultados duvidosos. Alinhar-se então com o inconsciente e ter a leveza de uma consciência total pura simboliza mais do que a trilha de uma paz interior, mas a possibilidade de progredir para aquilo que é necessário. Estas são as recomendações do apóstolo dos Gentios, Paulo de Tarso: "guardando o mistério da fé numa consciência pura" ( I Tim, 3:9).

 

Agir com vistas ao bem geral, a caridade desinteressada, o aprimoramento contínuo, o trabalho disciplinado são algumas das tarefas que permitem este alinhamento geral. É com vistas ao progredir infinito e rumo às luzes superiores da vida que tanto uma quanto a outra parte se intercambiam. Por isso é fundamental combater o ego, a vaidade e o orgulho para que não se caia nas armadilhas de se enveredar por longos caminhos de refazimentos. O caminho reto através do desenvolvimento moral permite essa situação. Mais do que a riqueza passageira, ou as armadilhas do materialismo, a paz interior que aflora de dentro. Jesus Cristo é o caminho para a consciência plena de conquistas e realizações.

 

Como vives?

 

O testemunho de fé e o exemplo de caridade são provas que dão qualidade de aprimoramento do discípulo de Cristo. A existência na terra não como um parque de diversões sem fim ou de direitos sem deveres, mas o comprometimento com as reformas íntimas e o alinhamento com as obras de Deus. É vital que cada um se responsabilize pelas suas próprias condições e que as ações se façam presentes para a melhoria da vida de todos. Todavia, o olhar da caridade deve vir sem criar desesperança ou amarguras. Pavimentar uma vida útil e construtiva significa muitas vezes ser o pior inimigo de seus próprios defeitos e más inclinações e trabalhar com solidariedade e tolerância para com as outras pessoas. Mais do que a busca do poder ou das riquezas externas, o autocontrole e domínio para que se perceba que o essencial é viver de bem consigo mesmo. Com uma consciência limpa e leve e com as boas obras como testemunhas de sua evolução na terra.

 

Para o bom estudante, é essencial que as provas sejam vencidas com louvor, pois são estes patrimônios íntimos que demonstram nossa verdadeira riqueza. Não o brilho dos metais ou os títulos passageiros, mas o brilho interior. De ter esculpido, em conjunto com a ajuda do tempo, uma existência de admiração e que não tenha perdido tempo ou recursos com o que não era relevante.

 

A escola da vida é uma oportunidade para o desenvolvimento de habilidades, inteligências e capacidades para se fazer mais e melhor para a convivência com respeito e dignidade dos filhos de Deus.

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Bassani
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner Mirante