banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
“Um campus do IFPR em Cornélio Procópio será importante para dinamizar a economia regional”, defende Zeca Dirceu.
  Data/Hora: 26.jan.2024 - 15h 0 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Educação Profissional e Tecnológica



Da Assessoria - Foto: (Divulgação ZD). O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), líder da bancada do partido do Presidente Lula na Câmara Federal, disse nesta quinta-feira (25) que defende a instalação de um campus do IFPR em Cornélio Procópio como forma de dinamizar a economia regional e também de impulsionar e favorecer os arranjos produtivos dos municípios do Norte Pioneiro. “A formação especializada e a qualificação da mão de obra a partir do ensino médio são fatores relevantes tanto para potencializar a vocação econômica, preparar melhor os estudantes que vão ingressar nos cursos da área tecnológica de nível superior e, ainda, para reter na região esses profissionais altamente qualificados, que migram para grandes centros em busca de valorização”, disse Zeca.



Ele lembrou também que o município de pouco mais de 45 mil habitantes, segundo o Censo de 2022 do IBGE, guarda boas lembranças da sua experiência com o ensino técnico federal, por causa da presença no passado de uma unidade do antigo CEFET-PR (atual Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR) em Cornélio e que o campus do IFPR pode vir a ser mais um elo nessa rede de formação profissional. Hoje, o município prepara em nível médio estudantes para atuarem, entre outras especialidades, no magistério da região e no ramo da administração de empresas.



Há ainda em Cornélio a demanda por formação e capacitação de profissionais para outras áreas de conhecimento técnico como a própria agropecuária, o comércio e a oferta de serviços especializados, a exemplo dos empreendimentos e instituições públicas e privadas da saúde, bem como no setor da construção civil. “A presença de um Instituto Federal Tecnológico vem fomentar a abertura de novas empresas, melhorar a qualidade dos empregos gerados na região e fará com que não se perca população para outras localidades mais atrativas, para os grandes centros urbanos, com suas inúmeras oportunidades”, completou Zeca.



O parlamentar paranaense disse ainda que vem movendo todos os esforços para que o plano de expansão da educação profissional e tecnológica do governo do Presidente Lula, a ser anunciado nas próximas semanas, contemple já em suas etapas iniciais, segundo os critérios de priorização do MEC, a implantação da unidade de Cornélio Procópio.



Faz toda a diferença!

Os institutos federais foram criados em 2008, durante o segundo governo Lula, e marcaram o início de um projeto inovador e estruturante para a educação do Brasil. Atualmente, no Paraná, o IFPR está presente em 28 cidades: Arapongas, Assis Chateaubriand, Astorga, Barracão, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Colombo, Coronel Vivida, Curitiba, Foz do Iguaçu, Goioerê, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Ponta Grossa, Quedas do Iguaçu, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória.



São 20 unidades, seis campi avançados e quatro centros de referência no Paraná. Mais de 29 mil estudantes estão matriculados em 310 cursos de diferentes níveis: técnicos, de graduação, de qualificação profissional e de pós-graduação. Os IFPRs tem 1.430 professores e 965 técnicos administrativos.


IMAGEM:
Na foto, o deputado Zeca Dirceu está ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, em uma das inúmeras audiências para tratar das reivindicações dos municípios paranaenses junto ao MEC. (Divulgação ZD).

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Banner emprego
Banner violência se limite
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios