banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
OS ALICERCES PARA O PLANEJAMENTO DO FUTURO
  Data/Hora: 6.abr.2024 - 7h 45 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Por Guto Silva, Secretário de Estado do Planejamento do Paraná e Breno Lemos, Diretor de Planejamento

 

O planejamento econômico do setor público é um tema cuja relevância é diretamente proporcional à magnitude dos desafios econômicos e sociais que se colocam na região onde um ente estatal atua.

 

Durante a Grande Depressão dos anos 1930, por exemplo, o planejamento passou a ser protagonista no processo de retomada do emprego e da renda, por meio da uso de políticas fiscais expansionistas. Fato é que, desde então, convencionou-se ministrar este receituário quando ciclos econômicos começavam a emitir sinais de exaustão.

 

No entanto, os efeitos colaterais não tardaram. Crescimento explosivo das dívidas públicas que, não raro, desdobrou-se em hiperinflação tamanho o descontrole da máquina estatal, fazendo com que o raio de ação daquelas políticas fosse severamente restringido. Passou-se, desde então, a detectar as sequelas do desequilíbrio orçamentário reiterado quando, vez por outra, o Estado atrasava o pagamento da folha de seus servidores ou dos fornecedores.

 

Como desde o fim do padrão ouro, nos anos 1970, as economias experimentaram episódios seguidos de estagflação, o foco passou a ser o orçamento equilibrado, uma pauta fundamental, mas que coloca toda atenção dos policy makers no curto-prazo.

 

Logo, foi natural perceber no Brasil a ampliação da sofisticação e regulamentação das Leis Orçamentárias Anuais em detrimento de Planos Plurianuais – quadrienais – e Planos de Desenvolvimento de Longo Prazo. Diga-se, mesmo considerando que o longo-prazo seja resultado de sucessivos curtos-prazos, tais instrumentos de planejamento sequer estavam conectados de fato.

 

Neste contexto, o planejamento tem passado por um processo de transformação e reposicionamento, no qual a constituição de arranjos institucionais em parcerias com o setor privado e a integração dos mecanismos de planejamento tornaram-se entregáveis de primeira ordem.

 

E o Estado do Paraná tem trabalhado com foco em conhecimento para reorganizar o banco de projetos estadual, tendo em vista utilizar ciência de dados e inteligência artificial a fim de estabelecer uma taxa de retorno social que permita ranquear os nossos projetos de acordo com os interesses e necessidades de nossa população.

 

Mais do que isto, buscamos, por meio do Programa Paraná Parcerias, no âmbito dos projetos estruturantes, o estabelecimento de arcabouço institucional que viabilize investimentos privados para financiar aquele banco de projetos. A Nova Ferroeste é um bom exemplo de iniciativa do Governo do Paraná nesse sentido: almeja criar um hub logístico continental e prevê investimentos da ordem de R$ 35,8 bilhões.

 

Já no campo dos instrumentos de planejamento, recentemente foi sancionada a Lei Estadual nº 21.861, que detalha o Plano Plurianual do quadriênio 2024-2027, e se caracteriza como uma ferramenta de planejamento de médio-prazo. Inspirado no Plano de Governo, nos objetivos do desenvolvimento sustentável e nos indicadores do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) e do Ranking de Competitividade dos Estados, o PPA delineou 35 programas e propôs mais de 1,3 mil entregas factíveis, tendo em vista o bem-estar do nosso povo e o conjunto de restrições aplicáveis para cada órgão da administração pública estadual. Ao utilizar a metodologia dos modelos lógicos para tal intento, que são particularmente úteis na fase de avaliação e mensuração de desempenho dos programas, proporciona um contexto de genuína avaliação por resultados, elemento crucial para colocar em marcha a pauta da qualidade do gasto público. Acrescente-se a isto o fato de que o governo estadual passará a fazer prestações de contas semestrais para o acompanhamento das metas físicas desse plano.

 

Ainda falta ancorar esse plano a médio-prazo em instrumento de planejamento de longo-prazo que reflita os desejos e anseios da sociedade paranaense, e que ficará cristalizado no PDLP. Este instrumento é uma das entregas previstas no documento “Pra Frente Paraná”, o Plano de Governo da atual gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Os esforços são direcionados a construir uma governança que coloque nossos concidadãos como guardiões do futuro do Paraná.

 

Já na esteira do planejamento de nossos órgãos, publicamos em novembro passado o Plano de Contratações Anual (PCA-E) – Resolução nº 067/2023 SEPL, que atuará enquanto referência para as aquisições e contratações no ano de 2024, sempre respeitando as possibilidades orçamentárias e financeiras ao longo do exercício. Trata-se do PCA mais moderno do país, com abertura das despesas até o nível do item de compra. O Plano contempla cerca de 73 mil itens que equivalem a um dispêndio total da ordem de R$ 30 bilhões para o ano corrente.

 

Cada ferramenta de planejamento apresenta solução de tecnologia de informação customizada então disponível à época de sua produção. Tarefa hercúlea é trabalhar na plena integração de tais sistemas, com objetivo de trazer ganhos de consistência na elaboração e de monitoramento na execução daquelas ferramentas. E é para onde caminhamos. Por exemplo, a partir de janeiro, o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic), que acompanha a execução da LOA, passou a acompanhar a execução as entregas lastreáveis do PPA.

 

Está claro que a transformação que almejamos é audaciosa. E estamos fazendo isto alicerçando as ferramentas de planejamento de nosso Estado nas metodologias e modelos que correspondem ao estado das artes, o que já nos posiciona como referência nacional neste tópico. Para além do reconhecimento, o que importa mesmo é aglutinar nossas energias para aquilo que mais ansiamos: prover a autonomia e a visibilidade do nosso povo sobre o seu futuro.  

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Banner Einstein
Banner emprego