banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Itaipu participa da abertura da 18ª Semana Cultural Indígena Guarani
  Data/Hora: 17.abr.2024 - 11h 29 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Objetivo do evento é apresentar a cultura, costumes e tradições indígenas à sociedade em geral

 

Da Assessoria - Fotos: Divulgação/Eduardo Felipe dos Santos - Na última terça-feira (16), a Itaipu Binacional participou da abertura da 18ª Semana Cultural Indígena Guarani, um projeto idealizado por duas escolas da Terra Indígena Tekoha Añetete. A ação tem como objetivo apresentar a cultura, costumes e tradições indígenas à sociedade. O evento acontece na própria aldeia Tekoha Añetete, em Diamante D’Oeste (PR), e dura três dias, com prazo de acabar na próxima quinta-feira (18). No primeiro dia de atividades, a feira recebeu aproximadamente 1.500 pessoas, entre estudantes, professores e público geral.

 

Na ocasião, o colega Paulo Porto, da Divisão de Ação Ambiental, representou o diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, e o diretor de Coordenação, Carlos Carboni. Aline Patricia Bersch e Valmir Cesar Nogueira, da Diretoria de Coordenação, também estiveram presentes.

 

Segundo Porto, essa semana é importante tanto para os indígenas como para a população não índia. “Esse espaço dá visibilidade à cultura e à identidade indígena. Isso é fundamental porque ao mesmo tempo em que desconstrói e combate preconceitos da sociedade, abre uma janela para as pessoas conhecerem a aldeia, já que esse é um dos únicos momentos em que a reserva é aberta ao público”, disse.

 

A Semana Cultural Indígena Guarani acontece todos os anos, sempre em abril. O mês foi escolhido em função do Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril. As atividades são organizadas pela Escola Estadual Indígena Araju Porã e pelo Colégio Estadual Indígena Kuaa Mbo’e, sendo que, a cada ano, as escolas se revezam para decidir qual das duas será a sede do evento.

 

Os participantes puderam ver fotografias e vídeos da cultura Guarani, além de comprar artesanatos feitos em madeira e fazer pintura corporal.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Exposição
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Banner Einstein
Banner Mirante
Banner emprego