banner itaipulândia junho

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Equipe do CAPS realiza oficina com o tema ‘Luta Antimanicomial’ para acadêmicos da UNIGUAÇU
  Data/Hora: 24.mai.2024 - 10h 25 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Saúde, realizou na noite de quarta-feira, 22, na UNIGUAÇU, uma oficina com o tema ‘Luta Antimanicomial’ para os estudantes do 5º período do curso de Terapia Ocupacional (TO).

 

A ação foi desenvolvida pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e conduzida pela psicóloga Karla Vendruscolo e pelo chefe de divisão, Bruno Mondardo. “Momentos como este são importantes para revisitarmos nossa história e para lutarmos contra os manicômios, ainda existentes em nossas práticas, de uma forma camuflada”, disse a psicóloga Karla. Ela defende ainda que “o cuidado em liberdade garante que o paciente possa ser compreendido com a sua própria subjetividade, inserido em um contexto social e cultural”.

 

O chefe de divisão, Bruno Mondardo, ressalta que “o trabalho desenvolvido pelo CAPS do município é essencial para promover o cuidado em liberdade, defendido pelo Movimento Antimanicomial”. O mesmo destaca ainda que “o CAPS de São Miguel do Iguaçu é porta aberta para usuários de álcool e/ou outras substâncias e oferece atendimentos multiprofissionais para pacientes com transtornos mentais”.

 

A atividade fez parte da disciplina ‘Saúde Mental’, ministrada pela professora e Terapeuta Ocupacional, Lauriane Alle Buytendorp. “A atividade realizada pelos profissionais da equipe multidisciplinar do CAPS veio contribuir com o aprendizado adquirido em sala de aula. Falar em Luta Antimanicomial foi um momento de troca de conhecimentos com a sensibilização para que as informações fossem replicadas, a fim de evitar o tratamento em manicômios e mostrar que a pessoa com transtorno mental tem direito a um cuidado especializado”, completou.

 

Em 18 de maio é comemorado, em todo o país, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Organizado por diversos movimentos sociais, grupos, coletivos e entidades, o dia é de celebração e de luta, em espaços públicos, serviços de saúde mental e universidades. A data marca as mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações, a implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial e da instauração de novas práticas em um importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira.

 

O Movimento Antimanicomial faz lembrar que, como qualquer cidadão, pessoas com transtornos mentais, têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento, sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

 

A estudante Kézia Rodrigues de Souza, contou que foi um momento para discutir essa luta. “Os palestrantes compartilharam conosco como a luta antimanicomial se manifesta na prática diária, destacando sua importância crucial na vida dos pacientes. Através dessa luta, os pacientes podem sentir-se reconhecidos como indivíduos com identidade própria, recebendo um tratamento que respeita seus direitos, oferecendo um cuidado amparado e humanizado”, frizou.

 

Ela completou dizendo que ‘nunca tive uma experiência tão humana e esclarecedora como a fala da psicóloga Karla. Foi tocante ver como existem profissionais que se dedicam a um trabalho tão significativo, que traz um impacto profundo e positivo na vida das pessoas’.

 

Os acadêmicos criaram um vídeo informativo e reflexivo sobre alguns tratamentos que já foram realizados para tratar as pessoas com algum transtorno mental e está no link https://www.instagram.com/reel/C7FFc4KugXc/?igsh=c2RuMnI4bWd4dWhh.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner Exposição
Banner Mirante
Banner emprego
Banner violência se limite
Bassani
Banner Einstein
Banner pedrão 2018