banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
CULTIVANDO ÁGUA BOA: Comitiva da Bélgica e do Peru conhece o CAB e propõe intercâmbio de ações
  Data/Hora: 3.set.2012 - 17h 8 - Categoria: Lindeiros  
 
 
clique para ampliar

Segundo os visitantes, a proposta é adotar parte das ações do Cultivando Água Boa na região andina, onde vivem comunidades sensíveis socialmente e com baixo índice de desenvolvimento humano

 

 Ciliany Perdoná

 

O diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich, foi procurado pelo representante da CTB – Agência Belga de Desenvolvimento, Guy Castadot e o coordenador Nacional do Projeto de Desenvolvimento Estratégico dos Recursos Naturais em Ayacucho, Huancavelica e Apurímac (PRODERN-1), do Ministério do Meio Ambiente do Peru, Erasmo Otárola, para tratar sobre a possibilidade de colocar em prática uma missão de cooperação técnica internacional na área de desenvolvimento sustentável.

 

Comitiva reunida com o diretor de Coordenação e Meio Ambiente de Itaipu, Nelton Friedrich: missão de cooperação

 

A comitiva recebida pela Unidade de Assessoria Internacional (UAIN) do SEBRAE Nacional e no Paraná, pelo consultor do Sebrae/PR, Luiz Antonio Rolim de Moura, chegou ao Brasil com a agenda de visitas definida e um dos compromissos oficiais deu-se na Itaipu Binacional. Em reunião com o diretor de Coordenação, eles conheceram a metodologia do Programa Cultivando Água Boa (CAB), os resultados obtidos e tiraram as dúvidas quanto à aplicabilidade.

 

Segundo Erasmo Otárola, eles estão trabalhando com a ideia de adotar uma espécie de Cultivando Água Boa na região andina, onde estão às cabeceiras do rio Amazonas, no Peru e, principalmente, onde vivem comunidades sensíveis socialmente e com baixo índice de desenvolvimento humano.

 

O projeto está sendo apoiado pela cooperação Belga com fundos europeus no Peru e destina-se a apoiar o diálogo pelo uso dos recursos naturais, mananciais de água e desenvolvimento das comunidades com base no uso sustentável dos recursos existentes. A primeira ação está sendo conhecer experiências bem-sucedidas e estreitar o relacionamento com centros de excelência na área de desenvolvimento sustentável, territorial e produtivo com o foco no meio ambiente. “O Cultivando Água Boa se encaixa exatamente na nossa proposta. Queremos propor ações que respeitem a cultura local e envolvam a comunidade como membros parceiros e idealizadores de um trabalho que, com o passar do tempo, irá caminhar sozinho”.

 

Os visitantes manifestaram interesse para, a partir de 2013, avaliar e desenvolver programas de intercâmbio e de bolsas de estudos em ambos os países, tanto para técnicos, profissionais, gestores públicos, empreendedores e professores, fortalecendo as ações de cooperação internacional entre Brasil e Peru, a partir do apoio da BTC, com vistas para o desenvolvimento territorial e ênfase em empreendedorismo e desenvolvimento sustentável.

 

“Estamos impressionados com a forma de diálogo, estratégia de ação, estrutura e envolvimento da comunidade neste projeto. Sem dúvida, o Cultivando Água Boa é um dos melhores exemplos a serem seguidos”, pontuou o representante da CTB, Guy Gastadot.

 

Além da binacional, os representantes das entidades belga e peruana visitaram o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR).

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Exposição
Banner Mirante
Banner violência se limite
Banner emprego
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Bassani