banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
O resultado das Urnas e a “incoerência de nossas ações...”
  Data/Hora: 10.out.2012 - 20h 43 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

“Atribui-se a Demóstenes a seguinte máxima: a virtude, qualquer que seja, consiste de início em recolhimento e deliberação; a constância, a seguir, comprova-lhe a perfeição”.  

 

O filósofo Michel de Montaigne, num dos seus belíssimos textos, ao falar da incoerência de nossas ações, diz acreditar que “a constância seja a qualidade mais difícil de se encontrar no homem, e a mais fácil à inconstância. Quem os julgasse pormenorizadamente de acordo com seus atos, um por um, estaria mais apto a dizer a verdade a seu respeito”.

 

Lembra o filósofo, “que os que se dedicam a critica das ações humanas jamais se sentem tão embaraçados como quando procuram agrupar e harmonizar sob mesma luz todos os atos dos homens, pois estes se contradizem comumente a tal ponto que não parecem provir de um mesmo indivíduo”.

 

Numa das ilustrações do seu texto, cita inclusive Nero que é visto como uma das imagens da crueldade por ter tocado fogo em Roma: “quando lhe apresentaram para ser assinada, de acordo com a lei, a sentença contra um criminoso, observou: - Prouvera a Deus que eu não soubesse escrever! – tanto lhe apertava o coração condenar um homem à morte”.

 

“É aparentemente possível julgar um homem pelos fatos mais comuns da sua vida; mas, dada a instabilidade natural de nossos costumes e opiniões, pareceu-me muitas vezes que os melhores autores erravam em se obstinar a dar de alguém uma idéia bem-assentada e lógica”, descreve.  

 

“Adotam um princípio geral e de acordo com este ordenam e interpretam as ações, tomando o partido de dissimulá-las quando não as deformam para que entrem dentro do molde preconcebido”. E daí! O que tem tudo isso a ver com o resultado das urnas?

 

Em sã consciência, confesso que não sei; - o que realmente sei é que estou preocupado com esse tal “Rumo Novo com a Força do Povo”. Talvez se conseguirmos transportar essas reflexões da filosofia para a realidade do nosso dia a dia, poderá se pensar antes de agir e trilhar o melhor caminho...

 

Alguém poderia dizer: As eleições foram ontem, eles nem escolheram ainda o seu secretariado... Estais preocupados por quê? Explico: O que está em risco é o Progresso e o Desenvolvimento da nossa cidade – traduzindo, a melhoria e a qualidade de vida das pessoas.

 

Cidade que não cresce, é como casa onde falta o pão... Todo mundo discute e ninguém tem razão. Como alguém em sã consciência, poderá virar as costa para o que existe de melhor no mundo da medicina – tecnologia de ponta, por exemplo? “Não vamos investir dinheiro público na iniciativa privada”, confesso que não ouvi da sua boca pessoalmente, mas é o que estão dizendo por aí.

 

Quantas cidades no mundo não gostariam de ter uma estrutura como esta que está sendo edificada em nossa cidade e que está prestes a ser inaugurada? E quem disse que uma obra como essa que terá 70% dos seus leitos destinados a rede pública de saúde, através de convênios com o SUS, pode ser considerada particular?

 

Dizer que vai reformar o Pronto Atendimento e transformá-lo em hospital, é apunhalar o bom senso, é atropelar a lógica e regredir no tempo e no espaço. É retroagir anos luzes em rota oposta ao desenvolvimento... Atenção nobres vereadores, vocês que receberam nas urnas a nobre missão de legislar e fiscalizar, fiquem atentos... Amanhã tem mais...

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Bassani
Banner emprego
Banner violência se limite
Banner Mirante
Banner Einstein