banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
NOVOS DESAFIOS: Prefeitos eleitos reafirmam compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis
  Data/Hora: 13.nov.2012 - 8h 30 - Categoria: Lindeiros  
 
 
clique para ampliar

Engajamento aconteceu durante assembleia da Amop, que reuniu em Foz do Iguaçu os prefeitos eleitos, reeleitos e em final de mandato

 

Ciliany Perdoná/ AI Conselho dos Lindeiros

Fotos: Nilton Rolin

 

Apesar da preocupação com a diminuição nos repasses financeiros das principais fontes arrecadadoras e o drama de ter as contas reprovadas, os prefeitos eleitos, reeleitos e em final de mandato estiveram reunidos na sexta-feira, 9, no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu, para reafirmarem o engajamento no Programa Cidades Sustentáveis.

 

Prestação de contas, desafios e metas integraram a pauta da terceira assembleia descentralizada realizada pela Amop em Foz do Iguaçu

 

Prefeitos eleitos, reeleitos e em fim de mandato em pose oficial no Parque Tecnológico Itaipu

 

O objetivo da plataforma encabeçada pelo Instituto Ethos, Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e Rede Nossa São Paulo é sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que os municípios se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. A proposta mobilizadora foi estimulada pela primeira vez - nos municípios que integram a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) - no Encontro Cultivando Água Boa de 2011, ocasião em que foi realizado o Encontro de Lideranças Políticas e Empresariais para a Sustentabilidade.

 

O segundo momento de proximidade deu-se em 9 de agosto deste ano, durante evento que reuniu os candidatos a prefeito e presidentes de siglas partidárias para a assinatura da carta compromisso. Na ocasião, os signatários assumiram o compromisso de estarem dispostos a promover a Plataforma Cidades Sustentáveis (baseada em 12 eixos de ações) em suas cidades e prestar contas das ações desenvolvidas e dos avanços por meio de relatórios. O compromisso foi reafirmado na última sexta-feira, ocasião em que os prefeitos eleitos e reeleitos estiveram reunidos para aprofundar o conhecimento e tirar dúvidas sobre a nova proposta de governança.

 

Os prefeitos eleitos de Santa Terezinha de Itaipu, Cláudio Eberhard; Santa Helena, Jucerlei Sotoriva e Itaipulândia, Miguel Bayerle, além dos demais gestores públicos da região, participaram do encontro e mais uma vez colocaram-se à disposição para desenvolver os 12 eixos propostos e prestar contas dos resultados. “O Programa Cidades Sustentáveis fará parte da administração pública de Santa Terezinha de Itaipu. Temos metas a cumprir e indicadores importantes a serem conquistados”, disse o prefeito eleito Cláudio Eberhard, que sugeriu no ato da assinatura das metas a serem cumpridas, que seja estabelecida uma metodologia de acompanhamento dos indicadores e que cada município crie um banco de dados que favoreça a avaliação constante do programa.

“Iniciaremos o mandato com a oportunidade de mudar a cultura regional e com a participação direta da comunidade que passará a dividir conosco a responsabilidade de garantir resultados satisfatórios”.

 

Aprofundamento

O integrante da equipe de coordenação do Programa Cidades Sustentáveis Maurício Broinizi, falou aos prefeitos sobre a importância de fazer parte desta mobilização mundial que propõe grandes desafios, mas, sobretudo, a perspectiva de maior participação da comunidade local na tomada de decisões. “O engajamento de todos é fundamental para que tenhamos cidades mais justas e sustentáveis e vocês são os indutores desse processo”. Além de Broinizi, a coordenadora de mobilização do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart esteve presente no evento.

 

A conexão entre os eixos propostos pelo programa e algumas ações que estão sendo realizadas nos 29 municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3) pelo Programa Cultivando Água Boa, da Itaipu, foi apresentada pelo diretor de Coordenação e Meio Ambiente da binacional, Nelton Friedrich. Na ocasião, o diretor aproveitou para ressaltar a importância do engajamento dos gestores municipais e da comunidade nesse processo de construção coletiva dentro do contexto de um novo modo de ser, sentir, produzir e consumir. “Iniciamos uma nova etapa, certos de que teremos grandes desafios, mas grandes resultados”.

 

(((fotos)))

 

Foto – (prefeitos)

 

Foto – (Nelton)

Nelton Friedrich convocou os prefeitos para assumirem um novo desafio focado no desenvolvimento regional

 

Foto – (assinatura)

Prefeitos eleitos da BP3 no momento em que reafirmam o compromisso de colocarem em prática as metas do Programa Cidades Sustentáveis

 

Foto – (autoridades)

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Bassani
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego