banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Mensalão: ninguém será preso imediatamente.
  Data/Hora: 21.dez.2012 - 17h 36 - Categoria: Brasil  
 
 
clique para ampliar

Fonte: Tribuna da Imprensa - Helio Fernandes - Foi uma decisão que merece aplausos e elogios. De uma certa forma, Joaquim Barbosa frustrou a expectativa da opinião pública, que ele mesmo incentivara. Ele não explicou em detalhes, mas alguma coisa pode ser percebida ou deduzida. Ninguém foi prejudicado ou favorecido, a Constituição foi cumprida, mantida a jurisprudência do próprio Supremo.

 

Não houve recuo, as decisões serão cumpridas, não violaram tradições e jurisprudência. Ayres Britto, Gilmar Mendes e o próprio Joaquim Barbosa, por várias vezes, afirmaram que o magistrado não julga olhando ou pensando na opinião pública, e sim na Constituição e na própria Justiça.

 

Vários fatores devem ter influenciado o relator-presidente. Em primeiro Lugar, a decisão chamada de monocrática, correta, mas de certa maneira deixando fora de foco os outros ministros. Também deve ter sido importante o que prevalece no Regimento Interno. São 40 dias de férias. Nos primeiros 20 dias o plantão é do presidente, nos outros 20 dias, do vice. Se Barbosa mandasse prender todos hoje, Lewandowski poderia mandar soltar dentro de 20 dias, ficaria inevitavelmente estranho.

 

Foram mantidos os direitos de recursos dos réus condenados. Não há muita chance de mudança, mas fica em vigor o direito do recurso e o entendimento de que a prisão só pode ou deve ocorrer depois da sentença transitada em julgado.

 

Não se discute que os acusados da Ação 470 (mensalão) não tiveram o direito constitucional da dupla jurisdição de julgamento. Poderão recorrer para o próprio Supremo, que no caso é a primeira e a última instância. Será difícil obter a revogação de alguma coisa.

 

###
PS – Também deve ter pesado na consciência do presidente-relator o fato de estarmos em plena festa de Natal. A Justiça, segundo alguns ministros, não se rende nem se subjuga à vontade da “patuleia vil e ignara”, palavras imortalizadas pelo grande jornalista e senador J. E. de Macedo Soares.

 

PS2 – A maioria que pretendia a prisão dos condenados, também tem na alma e no coração o sentimento representado pelo Natal. Todos serão presos, mas por que tinha que ser obrigatoriamente hoje? O que significa esse HOJE, diante da ETERNIDADE DOS TEMPOS?

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Bassani
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Banner violência se limite
Banner Mirante