banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Santa Maria: o terror, a tragédia e a lição
  Data/Hora: 27.jan.2013 - 19h 50 - Categoria: Brasil  
 
 
clique para ampliar

Milton Corrêa da Costa - Mais de 230 pessoas -há vítimas ainda em estado grave- a grande maioria jovens estudantes, morreram no incêndio de uma boate, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, na madrugada deste domingo. A maior tragédia da história do Rio Grande do Sul e a segunda maior do gênero em território nacional onde, em 17 de dezembro de 1961, um incêndio criminoso, num circo em Niterói (RJ), matou cerca de 500 pessoas, sendo 70% delas crianças.

 

A tragédia de Santa Maria é típica de uma cena (real) de filme de terror e de cinema catástrofe.Pânico e horror. Vítimas asfixiadas pela inalação da fumaça e queimaduras das vias aéreas, corpos incinerados, pessoas pisoteadas, imprensadas  e ensanguentadas, intenso calor, escuridão, visão limitada pela densa fumaça, gritos, terror, superlotação do ambiente,espetáculo pirotécnico inadequado com uso de fogos de artifícios, seguranças impedindo a saída do recinto, plano de emergência ineficaz. Um cenário trágico e pavoroso.

 

Resultado: preciosas vidas perdidas e todo um país de luto. Tudo em poucos minutos, numa tragédia previsível e evitável; há informações de que a lotação da boate excedia o limite permitido onde pessoas sequer podiam de locomover e se espremiam durante o show.  Note-se que quem morreu ou se feriu gravemente foram jovens na flor da idade, que ali estavam na busca da diversão e do lazer. Os que lá estavam e lograram sobreviver, terão agora as lembranças e as sequelas- algumas para o resto de suas existências- do choque emocional, do medo, das cenas de terror, do abalo emocional, da angústia, além da ausência de parentes e amigos que resultaram mortos. 

 

A questão é que tragédias como estas não são fatalidades. São tragédias evitáveis. Quem cumpre e quem fiscaliza, permanentemente, com todo rigor, as normas técnicas de prevenção e combate a pânico e incêndio? Haviam  profissional, bombeiro civis, contratados especificamente para um local de eventos fechado e de grande capacidade de público? Qual é a responsabilidade do proprietário da boate? E dos promotores do evento? Autoridades tinham ciência do número de pessoas que compareceriam ao evento? Concederam autorização? Fiscalizaram preventivamente in loco? Os alvarás e licenças para funcionamento do local estavam em dia? Os extintores de incêndio funcionavam perfeitamente? 

 

Parece que todo esse cuidado e prevenção é querer demais para uma cultura de ilusão de invulnerabilidade como a nossa. Pois bem, choremos agora, todos nós brasileiros, pela morte dos jovens e invoquemos o pesar às famílias tristemente enlutadas. Que o inquérito técnico e o inquérito policial determinem causas e as responsabilidades de cada um e que tal tragédia sirva de lição e de divisor de águas para que episódios semelhantes não voltem a ocorrer. A boa prevenção evita as ditas "fatalidades". O Brasil está de luto. Profundamente lamentável.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Bassani
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios