banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
CULTIVANDO ÁGUA BOA: Fortalecer os comitês gestores e finalizar o Corredor de Biodiversidade são desafios lançados na BP3
  Data/Hora: 22.fev.2013 - 9h 46 - Categoria: Lindeiros  
 
 
clique para ampliar

Municípios visitados estão dispostos a assumir “novos desafios”, em contrapartida querem o apoio técnico da equipe de Itaipu para elaboração de projetos nas mais variadas áreas

 

Ciliany Perdoná

 

Os municípios de Ramilândia, Matelândia, Guaíra, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu e Entre Rios do Oeste foram os primeiros a receberem em 2013 a comitiva da diretoria de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, que segue até o mês de março com as rodadas de diálogos em cada um dos 29 municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3).

 

Em Itaipulândia, o prefeito Miguel Bayerle garantiu apoio nas ações. “Vi esse programa nascer e hoje, tenho a honra de voltar a ser prefeito e continuar a parceria com Itaipu”

 

Nelton Friedrich: “Temos uma turbina a mais de vontade para trabalhar e contribuir para o desenvolvimento ordenado e sustentável dos municípios”

 

As metas traçadas para as reuniões individuais iniciadas no dia 6 de fevereiro envolvem a apresentação do andamento dos convênios firmados dentro do Programa Cultivando Água Boa (CAB), bem como estabelecer novas parceiras e promover a integração entre as equipes dos governos municipais e a equipe da binacional. A estimativa é de que até o fim de março, os 29 municípios sejam visitados. “A receptividade está sendo muito positiva. A cada encontro percebemos que o CAB faz parte da vida das pessoas e que existe uma vontade coletiva de que novas ações sejam discutidas com a comunidade e implantadas, tendo como resultado a qualidade de vida das pessoas”, disse o gerente do Departamento de Integração Regional da Itaipu, Gilmar Secco.

 

O diretor de Coordenação e Meio Ambiente, Nelton Friedrich, ressaltou que “este é o momento de fazermos os ajustes necessários, aumentarmos nossa relação/parceira e, dentro das ações, vitaminarmos os comitês gestores para que consigamos envolver novos parceiros”. Dentro dos contextos trabalhados em cada reunião, Friedrich resumiu que a gestão participativa é o diferencial para grandes resultados. “Cada município tem sua necessidade e nós temos uma turbina a mais de vontade para trabalhar e contribuir para o desenvolvimento ordenado e sustentável dos municípios”.

 

Desafios

O fortalecimento dos comitês gestores municipais, a finalização do Corredor de Biodiversidade Santa Maria, o estímulo à construção de cisternas nos prédios públicos para o reaproveitamento da água das chuvas e o incremento quanto à produção e utilização das plantas medicinais foram alguns dos desafios lançados por Itaipu durante as reuniões de trabalho.

 

Por outro lado, alguns gestores municipais reivindicaram o apoio da binacional para que haja o melhor aproveitamento das bases náuticas, das praias artificiais, bem como o auxílio de equipe técnica para a elaboração de projetos.

 

O prefeito de São Miguel do Iguaçu, Cláudio Dutra, que pela primeira vez está à frente do governo municipal, avaliou as reuniões descentralizadas como uma “importante iniciativa da Itaipu”. “Somos parceiros da binacional e estamos dispostos a contribuir no que for possível”, disse ao assumir o compromisso de concluir a parte de reflorestamento do Corredor de Biodiversidade Santa Maria.

 

Em Guaíra, a questão indígena foi um dos principais assuntos abordados. A intenção é que se construa uma agenda comum de interesses que resulte em uma saída sem conflitos. O apoio para o projeto da Avenida Beira Rio, bem como a melhor utilização da base náutica com cursos profissionalizantes para os jovens, também foram temas abordados pelo prefeito Fabian Persi Vendrúsculo.

 

Em Itaipulândia o superintendente de Meio Ambiente, Jair Kotz e equipe foram recepcionados pelo prefeito Miguel Bayerle, secretários, vereadores e representantes de instituições. “Tenho muito orgulho do CAB. Vi esse programa nascer e hoje, tenho a honra de voltar a ser prefeito e continuar a parceria com Itaipu”, ressaltou Bayerle.

 

O prefeito de Entre Rios do Oeste, Jones Heiden destacou que pretende inovar em sua gestão e uma das marcas será a sustentabilidade. “Estamos com muita vontade de fazer a diferença e vou cobrar resultados dos meus secretários. Temos uma Itaipu de exemplo em boas práticas e queremos aproveitar todo o conhecimento para que nossa cidade cresça como modelo em gestão pública, sendo efetivamente, uma cidade sustentável”.

 

Participação

As reuniões estão sendo acompanhadas pelos prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores e representantes de entidades.

Em Guaíra, o deputado estadual Elton Welter participou da reunião e assegurou apoio com relação à articulação política necessária para que as ações aconteçam. “São projetos ousados, mas possíveis e serei parceiro sempre”, finalizou o deputado.

 

Na agenda

As próximas reuniões serão realizadas no dia 28 em Quatro Pontes e Nova Santa Rosa; dia 1º de março, São José das Palmeiras e Outro Verde do Oeste e no dia 8, em Medianeira e Céu Azul.

 

 

(((fotos)))

 

Foto – (Guaíra)

Prefeito Fabian ladeado pelo diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich e o deputado estadual Elton Welter: “fortalecimento das parcerias”

 

Foto – (Itaipulândia)

 

Foto – (Jair)

Jair Kotz: “A gestão participativa é fundamental. Precisamos pensar os municípios de hoje e do futuro”

 

Foto – (Nelton)

 

Foto – (SMI)

Prefeito de São Miguel do Iguaçu, Cláudio Dutra: “Precisamos de assessoria técnica”

 

Foto – (Entre Rios)

Em Entre Rios do Oeste, o prefeito Jones Heiden convocou a equipe de governo para que faça a diferença e tenha a Itaipu como exemplo 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner Mirante
Banner Exposição
Banner violência se limite
Bassani
Banner Einstein
Banner pedrão 2018