Os estudantes do 3º período do curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu (UNIGUAÇU/FAESI) construíram diversos materiais lúdicos em forma de bonecos para trabalhar conteúdos em sala de aula com crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A atividade é da disciplina de “Ludicidade” com a professora Luciane de Oliveira. Segundo ela, os materiais lúdicos são importantes instrumentos de transmissão de conhecimentos para as crianças. “Os alunos construíram personagens que falam sobre a questão da higiene, do preconceito, da natureza, entre outros”, informou Luciane.
A professora gostou do resultado porque cada grupo conseguiu construir personagens muito interessantes. “Observamos ainda que é possível trabalhar vários conteúdos com um único personagem desenvolvido pelos acadêmicos”, destacou.

A aluna Rafaela Siqueira e seu grupo fez um boneco da história infantil denominada “O menino marron”. “Fizemos uma menina negra e um menino branco com o objetivo de tratar as diferenças. “Foi uma experiência muito legal”, salientou Rafaela.
O grupo da estudante Ana Paula Diesdorf aprendeu com essa experiência o quanto o lúdico colabora na aprendizagem. “É ensinar de uma forma diferente e mais gostosa”, resumiu Ana Paula.
Um boneco de lata todo reciclado – uma adaptação da história “O mágico de Oz” – foi elaborado pelo grupo da aluna Joice Petry com o intuito de trabalhar a higiene em sala de aula. “Foi uma experiência nova e importante que nos levou a praticar a teoria apreendida com a disciplina de ludicidade”, completou Joice.
AI: Ademir José Jung (DRT-PR 8481)
Data: SMI – 09-04-14
Acesse: faesi.com. br; facebook.com/UNIGUACUFAESI; @FAESIUNIGUACU