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Em São Miguel do Iguaçu, segundo lideranças mais de 90% dos Trabalhadores em Educação da rede estadual aderiram a Greve
  Data/Hora: 24.abr.2014 - 10h 15 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
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 “Nossa luta não é só por salário, mas também, por uma escola com infra-estrutura adequada, com programas que atendem as necessidades dos nossos estudantes... Desejamos um currículo que forme cidadãos conscientes, com autonomia intelectual, preparados para o convívio social, para o mundo do trabalho, mais solidários e fraternos”

 

A greve dos Trabalhadores em Educação do Paraná, que iniciou ontem, 23, em todo o Estado – em São Miguel do Iguaçu, segundo as lideranças do movimento conta com o apoio de mais de 90% da classe. “Essa greve é por tempo indeterminado”, nos disse o professor Emerson Adriano, uma das lideranças do movimento em São Miguel do Iguaçu.

 

“Esperamos contar com a compreensão da comunidade, pois o que estamos reivindicando é justamente melhores condições de trabalho – o que resultará em rendimento educacional para os próprios alunos” entende Adriano.

 

“Esta marcada para hoje, logo mais às 16h00, uma reunião entre a Diretoria da APP – Sindicato e o Governador do Estado – e a nossa esperança é que o governador tenha tido uma ótima noite de sono e consiga entender que as nossas reivindicações são mais do que justas, pois estamos lutando por uma melhor educação – e a nossa intenção é voltarmos à normalidade o mais rápido possível”, explica. 

 

“Solicitamos a compreensão dos pais para que não mandem os seus filhos para as escolas durante esse período de greve – todas as aulas perdidas serão recuperadas posteriormente”, complementa.

 

Em nota distribuída a comunidade, a APP Sindicato explica que são várias as razões para essa paralisação, entre elas, a luta por salários justos para os professores e funcionários de escola. Para o magistério, queremos que o Estado aplique, e pague, no mínimo, a correção definida pelo MEC, para 2014, do Piso Nacional: 8,32%. “Essa correção deveria ser efetuada em janeiro, mas, até o momento, isto não foi feito”, lembra.

 

 

Adriano lembra ainda que a classe luta pela implementação de 33% de hora-atividade que é um direito assegurado por leis, tanto nacional, quanto estadual. Estas legislações determinam que 1/3 da jornada do magistério – ou seja, 33,3% da carga horária na escola – sejam utilizadas como hora-atividade.

 

“Para aqueles que ainda não conhecem, à hora atividade é um período de trabalho que os professores tem para corrigir provas, elaborar aulas, realizar estudos e pesquisas para tornar o período em sala cada vez mais dinâmico e produtivo”.

 

DIVIDA COM A EDUCAÇÃO

 

Segundo a nota da APP, o Governo do estado deve em direitos salariais aos professores e funcionários (atrasados há mais de 2 anos, relativos a cursos de aperfeiçoamento realizados por esses trabalhadores) mais de R$ 130 milhões.

 

“Queremos, também, que o governo suspenda uma tremenda injustiça praticada contra os educadores. “Nos últimos meses, o professor ou funcionário que precisou se afastar do trabalho por estar doente teve parte dos seus vencimentos cortados. Uma prática cruel contra os mais necessitados”.

 

“Nossa luta não é só por salário, mas também, por uma escola com infra-estrutura adequada, com programas que atendem as necessidades dos nossos estudantes. Queremos que a merenda não atrase e seja de qualidade. Queremos escolas seguras, nas quais nossas crianças e jovens possam aprender sem medo. Desejamos um currículo que forme cidadãos conscientes, com autonomia intelectual, preparados para o convívio social, para o mundo do trabalho, mais solidários e fraternos”

 

  • pessoas curtiram isso.
    • Noi Scheffer Pelo que estes professores ensinam já ganham muito.
    • Sergio Roberto Burtet Noi Scheffer, não diga isso meu amigo, hoje ensinar é o menor de nosso problemas, hoje o professor tem muitas funções, tem que ser psicólogo, agente de saudê, orientador sexual, financeiro, religioso, familiar e outras coisa que sociedade não consegue fazer e deixa sobre os ombros do professor, nosso salario é baixo se fomos analisar tudo isso...
    • Delci Elena Corbari Pereira Noi, devo concordar de que em todas as classes tem os bons e os ruins, e infelizmente tem professores que não fazem jus a missão, pois consideram o emprego, mas a maioria, são verdadeiros mestres. Reivindicar salário condizente é direito constitucional, Trabalhar com vocação recebendo o merecido pela função. Sou a favor a greves, embora discorde as vezes da época em que ela é feita, dá impressão que só nessa época é que está defasado... e na verdade, professor ganha muito pouco, a muito tempo.
    • Noi Scheffer O maior problema do sistema de ensino no Brasil é a ideologia socialista que tomou conta das escolas. Distorções salariais são abundantes por todo o serviço publico e também na educação. Vejam quanto ganha um professor com Doutorado em final de carreira e tudo feito com dinheiro do contribuinte. Claro que generalizei mas as diferenças não são muito grandes de um local para outro. Quando se diz que os professores ganham mal também se esta fazendo uma generalização. Esta estória de melhores condições de ensino é balela. Claro que existem professores esforçados e dedicados e estes certamente não estão nos sindicatos.
    • Silvana Matuchaki Pois é, quanto será que esse professor com Doutorado teve que estudar e se dedicar para merecer o salário que recebe. Se isso é desvio de dinheiro do contribuinte, imagina então, o montante que é desviado para manter o luxo dos políticos. Ah! Esqueci... isso é normal!! A corrupção faz parte da história do país, o patrimonialismo, os cargos conseguidos por meio de favores e não por competência!!! E pode ter certeza, são os professores esclarecidos que tem coragem de enfrentar uma greve!!
    • Delci Elena Corbari Pereira Todo exagero invalida a tese que o contiver.... Tem professores doutores ótimos, tem os que fizeram doutoramento em final de carreira para se aposentar ganhando mais... e já trabalhavam pelo salario, se não saíram da área de educação para seguir outra área, pode ser ou vocação para dar aula, ou incapacidade de se garantir onde precisava mostrar resultado de imediato. Tem os que ganham muito pelo que fazem, são prepotentes e se acham.... Mas, vamos para a maioria, essa maioria p~~oe a alma no que faz, faz por amor, por vocação e tem esperança em um mundo melhor, e merecem ganhar o suficiente e justo, pois vocação não significa voluntariado.
 
 

 

 

 
 
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