Banner aniversário do município

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
Acadêmicos de Ciências Biológicas começam a construir um Herbário na UNIGUAÇU/FAESI
  Data/Hora: 25.abr.2014 - 8h 21 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Fazendo parte dos estudos do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu (UNIGUAÇU/FAESI), os acadêmicos realizaram a coleta e posteriormente a preservação de diversos tipos de plantas destinadas a pesquisa da sua origem e classificação.  Essas plantas estão, provisoriamente, no laboratório de anatomia da Instituição e a ideia é destinar um local próprio para exposição. A este local dá-se o nome de Herbário.

 

A professora Mariléia Frigo, coordenadora desta atividade, disse que os estudantes realizaram o trabalho em duas etapas. A primeira compreendeu a coleta e prensagem de diversos tipos de plantas. “Ao prensar esse material, os alunos estão herborizando, ou seja, fazendo com que a planta seque para posterior montagem do herbário”, informou a professora. O segundo passo, foi a realização da exsicata, uma amostra da planta prensada e em seguida seca numa estufa, fixada em uma cartolina de tamanho padrão acompanhadas de uma etiqueta ou rótulo contendo informações sobre o vegetal e o local de coleta, para fins de estudo botânico.

 

 

Os alunos estudaram e catalogaram mais de 220 espécies de plantas. “Fiquei empolgada com o trabalho dos estudantes porque os levou a conhecer a biodiversidade da nossa região”, enfatizou a professora Mariléia.

 

A estudante Lucimara Pereira dos Santos estudou o “pé de caneleira” e, com essa atividade, aprendeu a ver de forma diferente as plantas. “Percebemos a verdadeira importância que a natureza tem e que as plantas são essenciais para nossa sobrevivência”, relatou Lucimara.

 

 

 

AI: Ademir José Jung (DRT-PR 8481)

Data: SMI – 24-04-14

Acesse: faesi.com. br; facebook.com/UNIGUACUFAESI; @FAESIUNIGUACU

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Exposição
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Banner Lúcia Helena
Banner emprego
Banner Mirante
Banner violência se limite