Fazendo parte dos estudos do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu (UNIGUAÇU/FAESI), os acadêmicos realizaram a coleta e posteriormente a preservação de diversos tipos de plantas destinadas a pesquisa da sua origem e classificação. Essas plantas estão, provisoriamente, no laboratório de anatomia da Instituição e a ideia é destinar um local próprio para exposição. A este local dá-se o nome de Herbário.
A professora Mariléia Frigo, coordenadora desta atividade, disse que os estudantes realizaram o trabalho em duas etapas. A primeira compreendeu a coleta e prensagem de diversos tipos de plantas. “Ao prensar esse material, os alunos estão herborizando, ou seja, fazendo com que a planta seque para posterior montagem do herbário”, informou a professora. O segundo passo, foi a realização da exsicata, uma amostra da planta prensada e em seguida seca numa estufa, fixada em uma cartolina de tamanho padrão acompanhadas de uma etiqueta ou rótulo contendo informações sobre o vegetal e o local de coleta, para fins de estudo botânico.

Os alunos estudaram e catalogaram mais de 220 espécies de plantas. “Fiquei empolgada com o trabalho dos estudantes porque os levou a conhecer a biodiversidade da nossa região”, enfatizou a professora Mariléia.
A estudante Lucimara Pereira dos Santos estudou o “pé de caneleira” e, com essa atividade, aprendeu a ver de forma diferente as plantas. “Percebemos a verdadeira importância que a natureza tem e que as plantas são essenciais para nossa sobrevivência”, relatou Lucimara.
AI: Ademir José Jung (DRT-PR 8481)
Data: SMI – 24-04-14
Acesse: faesi.com. br; facebook.com/UNIGUACUFAESI; @FAESIUNIGUACU