Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
A Greve dos Professores da rede estadual de ensino do Paraná entra no seu terceiro dia – em São Miguel a adesão dos pedagogos é de quase 100%
  Data/Hora: 25.abr.2014 - 10h 59 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

"Onde quer que se descuide da Educação, o estado sofre um golpe nocivo". (Aristóteles) 

 

Segundo a secretaria de educação, em nota divulgada ontem, 76% das escolas do estado foram afetadas pela greve – sendo, 53% de forma parcial e 22% de forma total. Os restantes tiveram aulas normalmente ontem pela manhã.

 

Em visita ao Colégio Nestor Victor dos Santos, um dos maiores do município de São Miguel do Iguaçu, verificamos hoje pela manhã que, dos 457 alunos que freqüentam a escola neste período, apenas 27 compareceram - os demais também estão em greve em apoio aos professores e funcionários. Entre os professores, dos 33 que compõe o quadro, somente 07 compareceram para trabalhar hoje de manhã. Segundo a Diretora Elizabete Shemmer, o percentual do perído da tarde e a noite, é praticamente o mesmo.

 

Os grevistas se concentraram pela parte da manhã em frente ao Colégio Castelo Branco – em seguida se concentraram em frente a Prefeitura Municipal, onde os professores cantaram o hino do município e fizeram pronunciamentos esclarecendo a população sobre os motivos desta paralisação. A passeata continuou pelo centro da cidade até o Colégio Nestor, onde permanecerão até que a classe chegue a um acordo com o Governo.

A categoria exige a implantação da hora-atividade de 33% de carga horária, mudanças no modelo de atendimento à saúde e fim do desconto do vale transporte para profissionais afastados em licença médica. Outra reivindicação também é o reajuste salarial de 10%, implantação do piso nacional e reajustes no piso regional, além de novos concursos público e agilidade no PSS (Processo Seletivo Simplificado).

 

Segundo o Sindicato, existe hoje uma dívida de cerca de 130 milhões do Governo para com os professores.

Segundo dados da Seed, a rede possui 2.149 escolas, 73.595 professores e pedagogos, 23 mil funcionários e 1.366.251 alunos matriculados.  Em nota, a Secretaria da Educação afirma que "mantém diálogo permanente com os profissionais do magistério e está honrando a pauta de reivindicações apresentada pelo Sindicato dos Professores do Paraná desde o início da atual gestão." A secretaria apresentou contrapropostas e destacou o custo da implementação.

 

O aumento da hora-atividade dos atuais 30% para 33,3% demandaria R$ 17 milhões ao mês e deve ser implantado a partir do próximo ano letivo, diz a nota. O Estado oferece 6,06% de reajuste na data-base, atualmente em R$ 3.005,94 para 40 horas semanais. De acordo com o governo, o valor é 70% superior ao piso nacional.

  • pessoas curtiram isso.
  • Noi Scheffer Pelo que estes professores ensinam já ganham muito.
  • Sergio Roberto Burtet Noi Scheffer, não diga isso meu amigo, hoje ensinar é o menor de nosso problemas, hoje o professor tem muitas funções, tem que ser psicólogo, agente de saudê, orientador sexual, financeiro, religioso, familiar e outras coisa que sociedade não consegue fazer e deixa sobre os ombros do professor, nosso salario é baixo se fomos analisar tudo isso...
    há 21 horas · Editado · Curtir · 2
  • Delci Elena Corbari Pereira Noi, devo concordar de que em todas as classes tem os bons e os ruins, e infelizmente tem professores que não fazem jus a missão, pois consideram o emprego, mas a maioria, são verdadeiros mestres. Reivindicar salário condizente é direito constitucional, Trabalhar com vocação recebendo o merecido pela função. Sou a favor a greves, embora discorde as vezes da época em que ela é feita, dá impressão que só nessa época é que está defasado... e na verdade, professor ganha muito pouco, a muito tempo.
  • Noi Scheffer O maior problema do sistema de ensino no Brasil é a ideologia socialista que tomou conta das escolas. Distorções salariais são abundantes por todo o serviço publico e também na educação. Vejam quanto ganha um professor com Doutorado em final de carreira e tudo feito com dinheiro do contribuinte. Claro que generalizei mas as diferenças não são muito grandes de um local para outro. Quando se diz que os professores ganham mal também se esta fazendo uma generalização. Esta estória de melhores condições de ensino é balela. Claro que existem professores esforçados e dedicados e estes certamente não estão nos sindicatos.
    9 h · Curtir
  • Silvana Matuchaki Pois é, quanto será que esse professor com Doutorado teve que estudar e se dedicar para merecer o salário que recebe. Se isso é desvio de dinheiro do contribuinte, imagina então, o montante que é desviado para manter o luxo dos políticos. Ah! Esqueci... isso é normal!! A corrupção faz parte da história do país, o patrimonialismo, os cargos conseguidos por meio de favores e não por competência!!! E pode ter certeza, são os professores esclarecidos que tem coragem de enfrentar uma greve!!
    9 h · Curtir · 2
  • há 16 horas · Editado · Curtir · 4
  • Noi Scheffer Ademar, as minhas críticas não são por interesses pessoais, pois apesar dos governos tenho certo conforto e estou feliz com o que tenho sem nunca ter pego nada do alheio e muito menos dos contribuintes nos órgãos públicos por onde andei. Tenho medo é do futuro deste País para nossos filhos e netos. abraço.
  • Kari Nini Caro Noi Scheffer entendo sua preocupação com futuro deste País, mas tenho certeza mais que absoluta que somente uma educação de qualidade pode garantir um futuro melhor... quem não entende que temos que investir nas crianças para não termos que gastar com segurança no futuro são os políticos e governantes que pensam apenas no próprio futuro, pois esperam que as escolas sejam depósitos de crianças enquanto seus pais possam trabalhar para pagar seus impostos, mas que não gerem cidadãos críticos para que assim eles continuem se reelegendo sem fazer nada em prol desses cidadãos...
  • Kari Nini Querida Nandinha Kunkel, estamos sempre em busca de melhorias para a escola, funcionários e professores para melhor atender nossos alunos e fazê-los cidadão críticos, livres e melhores, diferentes de pessoas que aceitam tudo e não tem coragem de lutar por seus direitos. Se sua vida esta ótima e não sente necessidade de melhorá-la continue assim, caso contrário ainda é tempo de mudança e crescimento. Abraços
  • Fernanda Dutra Santos Não confio em pessoas conformadas.. Sempre haverá a possibilidade de melhorar e aprender mais!
    3 h · Curtir · 2
  • Maria Gabriela Marchioro Só eles sentindo na pele o que é ser um "professor" para perceber a real situação de cada profissional e as diversas dificuldades para entender seu publico...E uma pena que muitos tem um pensamento pronto, melhor dizendo acomodado com a situação de tudo que passa na sua vida. Greve sim! Questionem-se sociedade(principalmente pais) acham que é justo julgar um profissional que está todo dia dando aula pra 30, 40 alunos igual os seu filho! Sem recursos , vida social quase no zero, benefícios estes já disponibilizadas por leis e que não são cumpridas....
  • Fabio Marcio Buzanello Qualidade na educação onde? quando ? sou professor do ensino médio de educação física discuto com meus alunos a questão de saúde e qualidade de vida; atividade física relacionada a saúde, na semana passada propus o seguinte trabalho para meus alunos para que os mesmos pesquisassem os seguintes temas da atualidade ANOREXIA ,BULIMIA E VIGOREXIA e eles falaram que não tinham tempo para fazer esta pesquisa ok ! Galera vamos para sala de informatica 30 alunos 3 computadores sendo dois com internet greve sim !! qualidade já!!! meu filho tem 3 anos acredito na escola publica e ele estará inserido lá.
    • Noi Scheffer Claro que educação é fundamental na vida das pessoas e no desenvolvimento de uma nação. Pena que nossos professores, nos últimos 50 anos tem se empenhado em formar militantes socialistas no modelo gramsciano pelo método construtivista cognitivo. Estão impregnados da ideologia socialista. Qualquer melhoria no sistema de ensino brasileiro precisa começar pela cabeça dos professores. A educação não tem falta de recursos, tem é falta de objetivos adequados a formação de pessoas conscientes e lúcidas. Kari, querida, precisamos de pessoas que saibam cumprir seus deveres e não de pessoas treinadas a reivindicar direitos.
    • Silvana Matuchaki Acho melhor, Sr. Noi Scheffer, dar uma lida nas diretrizes que fundamentam a educação paranaense, antes de sair falando em construtivismo.
      • Nandinha Kunkel acho sim q a educação é importante para nosso pais.... sempre estudei em escola publica e o ensino era maravilhoso.. hoje sou formada graças aos professores... so falei q desde q me conheço os professores estao brigando por dinheiro e nao por educaçao como disseram todos ai em cima!!!!!!!!!!! entao vamos rever os conceitos e tudo mais e prestar atenção no que realmente eles estao lutando!!!!!!!!!! é sempre aumento de salario ou pagamento de alguma coisa!!!!!!!!!
      • Nandinha Kunkel Outra coisa... como fikam os alunos sem aula num ano onde todos falam de copa do mundo???? pararam pra pensar q no calendario letivo nao se pode mexer... e como vao repor todas essas aulas???? como fikam notas e tudo mais!!! EXPLIQUEM-SE PROFESSORES!!!!!!!!!!!
      • Kari Nini Esta enganada Nandinha Kunkel, não estamos sempre brigando por dinheiro e antes de falar por falar deveria pesquisar a pauta dessa greve dos TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO pois ela não é apenas dos professores. E quanto aos alunos não se preocupe, pois a maioria deles nos apoiam, essa greve também é por eles e assim que a greve terminar será feito calendário de reposição que garantirá o cumprimento dos 200 dias letivos assegurado por lei. Abraço
      • Fernanda Dutra Santos Nao sei aonde você leu que o calendario letivo nao se pode mexer.. Todas as escolas tem a OBRIGAÇÃO de cumprir os 200 dias letivos. Mas elas tem AUTONOMIA, e o calendario flexibilidade ..por conta até mesmo de datas só da cidade onde a escola esta localizada. Tenho certeza que a lei será cumprida e que esses professores de greve conseguirão algum benefício para educação, e por consequência para a sociedade.
      • Silvana Matuchaki Vamos lá, é hora de conhecer as leis que regem a educação Nandinha Kunkel, para começar LDB - 9394/96. Por favor, deixe de lado seus comentários sem fundamentação!!! É por isso que precisamos melhorar as condições de ensino, pois pelo menos não teremos pessoas falando sobre o que não conhecem.
        10 h · Editado · Curtir · 4
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner Exposição
Banner Lúcia Helena
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Banner Mirante
Banner emprego