Banner maio 25

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
Técnicos esclarecem perguntas frequentes sobre reforma da Ponte da Amizade
  Data/Hora: 27.jan.2015 - 8h 5 - Categoria: Foz do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Durante a primeira semana de reforma da Ponte da Amizade foram apresentadas sugestões para diminuir o impacto da obra na fronteira. Parte das propostas já foi acatada e outra parte está em análise para definir a sua viabilidade. Mas algumas ideias foram desaprovadas por motivos técnicos.

A Câmara Técnica de Segurança do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu) consultou os órgãos competentes sobre as perguntas frequentes feitas por diferentes setores da comunidade. De forma resumida, a CT divulga as respostas sobre os principais pedidos inviáveis.

 

A reforma pode ser feita à noite?

O consórcio CSO-Gaissler esclarece que o serviço não é realizado à noite porque o limitante de prazo não é a demolição, e sim o concreto –que depende de um período de cura de 28 dias por norma da ABNT. Assim, trabalhar à noite não adiantaria a obra, pois o prazo para cura do concreto seria o mesmo.

Além disso, a passagem de caminhões durante a noite provoca uma vibração excessiva que prejudicaria a integridade do concreto. “Portanto, não é recomendável executar uma concretagem num período em que transitam os caminhões com carga”, explica o engenheiro Luiz Matsumoto Vargas.

 

Há poucos operários na pista?

Vargas responde ainda à crítica sobre o número de operários na obra. A empresa optou pela utilização de equipamentos disponíveis e adequados e com produtividade equivalente à de vários trabalhadores para minimizar o impacto causado na estrutura da Ponte da Amizade e aos usuários.

 

 

É possível paralisar a obra?

O consórcio CSO-Gaissler esclarece que o concreto da Ponte da Amizade já foi demolido no sentido Brasil-Paraguai. Suspender o serviço neste momento está fora de cogitação, pois essa faixa da pista só poderá ser usada novamente depois de feita a nova pavimentação, ou seja, após os 28 dias necessário para a cura do concreto. Não há como os veículos passarem pela pista esburacada.

 

A travessia por balsa é viável?

A Receita Federal alertou para a dificuldade de fazer travessia de automóveis e caminhões por balsa no Rio Paraná. Seria necessária a construção de uma estrutura física com espaço suficiente para a atuação de pelo menos cinco órgãos federais, para que seja possível a entrada e saída de veículos e pessoas como determina a lei, além do próprio alfandegamento do local, providência que tem seu trâmite específico. Possivelmente, até que a construção estivesse concluída, as obras de pavimentação estariam próximas do fim.

 

A ponte suporta via dupla durante a obra?

Em relação à proposta de via dupla Brasil-Paraguai, o engenheiro Luiz Matsumoto Vargas afirma que não existe espaço físico suficiente à implantação de duas faixas de tráfego para garantir a segurança dos usuários e dos trabalhadores.

 

Foz do Iguaçu, 27 de janeiro de 2015.

Câmara Técnica de Segurança Pública

Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu)

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Lúcia Helena
Banner Einstein
Banner Exposição
Banner emprego
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite