Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
Projeto de Lei de Iniciativa Popular, reduzindo o salário dos Vereadores deverá ser apresentado nos próximos dias em São Miguel do Iguaçu
  Data/Hora: 16.set.2015 - 8h 42 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

O exemplo de Santo Antônio da Platina, onde no dia 14 de julho deste ano uma empresária da cidade se revoltou com o aumento do salário dos cargos do Executivo e do Legislativo que chegou a ser aprovado em primeira discussão (depois voltado atrás pelos próprios vereadores), está fazendo escola no Estado e no país - e seus efeitos também já chegaram em São Miguel do Iguaçu.

 

Ontem (15), por exemplo, membros da sociedade civil se reuniram nas dependências do Sindicato Rural para fazer um balanço de como andam o abaixo assinado que já está circulando visando coletar assinaturas para a apresentação de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular junto ao Legislativo, visando reduzir o subsídio dos vereadores.

 

“Entendemos que o valor que um vereador recebe hoje de R$ 5.200,00, não seria alto se o mesmo se dedicasse e realmente fiscalizasse o Executivo. Mas, infelizmente não é o que acontece. E a prova está aí – uma sucessão de escândalos e mais escândalos que estão sendo levantados pela Promotoria Pública e por um ou outro vereador que tem realmente procurado fazer a sua função”, me dizia um dos líderes.

 

 

Esse Projeto de Lei de Iniciativa Popular, que os mesmos querem apresentar, solicita a fixação do subsídio dos vereadores em R$ 1.500,00. Caso seja aprovado, ele terá efeito sobre a próxima legislatura. “Nossa intenção é fazer com que, quem se proponha a concorrer a um cargo desta magnitude, veja isso como uma missão que lhe foi delegada pela população para aquele período. Ao contrário do que acontece hoje – o que se vê é que ser vereador passou a ser uma profissão”, relata essa mesma fonte.

 

 

O que se observou, até pelo grande número de assinaturas que já foram coletadas, é que a população, na sua maioria absoluta é a favor desta redução. “O que temos colocado para as pessoas, é que não adianta ela só assinar a folha e colocar os seus dados. É preciso também mobilização, pressão popular no dia em que o mesmo for apresentado em plenário para ser votado”, orienta.

 

Esse movimento, segundo eles, é suprapartidário, e prevê que até o próximo dia 30, conseguirão colher o número de assinaturas suficientes para a sua apresentação. “De acordo com a Lei, se faz necessário a assinatura de no mínimo cinco por cento do eleitorado do município – mas, pelo visto esse percentual será bem maior”, pontifica. 

 

Comments
  •  
  •  
    Ricardo Souza Eu aprovo.
    Curtir · Responder · 1 h
  •  
    Darlei Adilson Tavares Tavares Tô dentro. Aprovo
    Curtir · Responder · 1 h
  •  
    Claudio Albano Se vê nessa mobilização uma crise de confiança no legislativo além de uma desconfiança na capacidade dos partidos políticos de apresentar lideranças que realmente representem a sociedade.

    Essa redução que em "tese" geraria uma economia (não existe almoço grátis) seria aplicada aonde? Que projetos se contemplariam com essa redução? 

    Não adianta apenas reduzir salário de vereador, por que isso afeta apenas o individuo em questão, é preciso uma discussão bem mais ampla. Como o de uma reforma politica por exemplo.

    Nas eleições quando se votou neste ou naquele vereador é por que se reconheceu no individuo a capacidade de representação. A causa maior a ser discutida não é o salário e sim o sentido de perceber quem tem ou não a capacidade de representar melhor a população.

    Na minha opinião o vereador ao ser eleito deveria se dedicar ao trabalho no legislativo em tempo integral, como qualquer outro funcionário público, o que automaticamente, justificaria o seu salário.
  •  
    Valcenir Luiz Reis A população qrer que as coisas mudem, para isso não basta assinar ou esperar q uma pessoa passe na casa pra coletar a assinatura. As pessoas tem q sair do comodismo e lutar por mudanças e pra isso toda a população tem de se mobilizar, participar ativamente, seja da forma q for. Ficar em casa reclamando não vai mudar as coisas. Vamos lutar por um município melhor. Essa iniciativa não envolve nenhum partido político, apenas pessoas comuns, sem nenhuma intenção de se promover politicamente, apenas querendo um município melhor para nós, mas principalmente para nossos filhos e netos.
    Comments
     
    Antonio Santana divulguem onde tera para ser assinado
    Curtir · Responder · 2 h
     
    Delci Elena Corbari Pereira Várias pessoas podem pegar folhas e levar pra seus familiares e amigos. E se tiver algum vereador que não pretenda se recandidatar, que abrace essa causa, aí facilita em muito... e ainda ajudam fazer a parte da história bonita, pois a feia tá muito fácil no Brasil inteiro.... parece que passaram algum pó magnético no dinheiro do povo e que a seriedade fica esquecida depois de eleito. O moral perde a importância independente da situação do povo. Parabéns SMI , aí precisa pouco mais de 1.000 assinaturas, isso cada um arrumando 10, chegarão logo.. nós aqui precisamos de 12.ooo - e cidade grande povo mais disperso. Mas vamos chegar lá...
    Curtir · Responder · 2 h
     
    Comments
    1 compartilhamento
     
    Maicon André Anastácio Isso é o mesmo que enxugar gelo. O problema do Brasil não é os altos salários de políticos, e sim a corrupção e a tirania de juros pagos a parasitas Internacionais, 60% do nosso PIB vai para pagar uma ''dívida'' inexistente, é o entreguismo de nossas reservas minerais para a elite global como o minério Nióbio (98% está no Brasil) que serviria de lastro ouro para nossa moeda, ficar falando dessas picuinhas nunca nos levara há nada, isso tudo é uma imensa metonímica palhaçada, o povo brasileiro tem que cortar cana, povo medíocre que não estuda nada, e quer dar palpite em tudo, o desprezo dos brasileiros pelo conhecimento é a grande desgraça desse país, por isso seremos sempre o pais ''do carnaval, da macaquice, um bando de boiolas,'' sem cultura que quer fugir da realidade, quer viver no mundo da ilusão, enquanto isso cai a passos largos para a tirania indestrutível socialista, financiada pelas grandes corporações a serviço da Nova Ordem Mundial.
    Curtir · Responder · 12 h · Editado
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner Einstein
Banner Mirante
Banner violência se limite
Banner Exposição
Banner pedrão 2018
Banner Lúcia Helena