Onze do onze de 2015, uma quarta-feira, temperatura agradável – o que se via no rosto, no semblante das pessoas era um misto de esperança, compreensão e paz, mesmo se tratando das dependências de uma estrutura destinada à repressão ao crime – uma Delegacia de Polícia
Delegados, Juiz, Promotor, Advogados, Prefeitos, Vereadores, Empresários, Policiais (civis, militares e federais), Conselheiros, Presidente de Associações, Trabalhadores, pessoas simples da comunidade – todos, interagindo numa mesma freqüência vibracional, como se estivessem naquele momento, assinando um pacto de orientação para ser seguido pelo coletivo social. Um pacto de purificação dos seus pensamentos, capaz de redefinir um novo modelo de conduta, uma nova maneira de relacionar-se movida pelo respeito mútuo e o desejo de ser útil e participativo...
Confesso, que pessoalmente, não entrevistei ninguém, mas por onde andava o que se escutava era alguém dizendo: “Esse é o tipo de Projeto onde todos ganham – ganha a família do preso ressocializado, ganha a sociedade, ganha o próprio preso que vai sair daqui com uma nova perspectiva de vida”, como descrevia o Delegado chefe da 6º subdivisão da Polícia Civil, Alexandre Macorin, nas entrevistas concedida à imprensa.
Ou essa outra pérola, descrita pelo presidente da OAB, subseção de Medianeira, Dr. Antônio Tarcísio Mate: “Quando chegamos numa Delegacia de Polícia e somos recebidos por música ao som de uma Banda como essa do Projeto de Ressocialização da Polícia Militar de Foz do Iguaçu, é porque algo de novo, algo de extraordinário está acontecendo”.
Nem vou citar a alegria e o contentamento do mentor e criador desta obra, Dr. Francisco Sampaio, que se desdobrava o tempo todo em cumprimentar e agradecer pessoalmente a todos que ali estavam dizendo: “Obrigado por terem vindo. Isso aqui é uma obra de todos. Nada disso poderia ter sido feito se não tivesse a participação da comunidade”.
Nem vou citar a lição de união, cooperação e amor familiar que ele repassou a todos ao lembrar e apresentar a sua esposa, como se dizendo: “É no aconchego do meu LAR, é no tratamento respeitoso e amoroso para com a minha esposa onde encontro as energias criativas que movem os meus ideais e me faz despertar para essa enorme capacidade de ser útil e participativo que todos nós herdamos no momento em que fomos concebidos – mas que, a maioria esmagadora da humanidade não a usa – e muitos dos quais terminam sendo encarcerados pelos seus próprios atos, pela sua própria consciência...”
Faço questão de citar o que disse o Dr. Eric Stilben, promotor de Justiça da nossa Comarca, lembrando as palavras do próprio Dr. Francisco Sampaio: - “Se preciso for, temos o direito de privá-los da liberdade – mas jamais retirar de quem quer que seja a sua dignidade”.


As autoridades visitando o local onde o Projeto Renascer foi implantado - lugar arejado, com ar condicionado...
Com essa introdução, descrevo um pouco do que foi a inauguração do “Projeto Renascer” da Delegacia de Polícia de São Miguel do Iguaçu, inaugurada hoje (11), cujo objetivo é ressocializar os encarcerados que estão recolhidos naquela instituição cumprindo pena até que sejam transferidos para uma penitenciária ou recebam o direito de voltar a fazer parte do convívio social.
O que antes era chão batido (espaço do próprio pátio da Delegacia), se transformou numa sala de ressocialização, onde os detentos poderão se profissionalizar num curso de costura industrial, eletricista residencial ou aprender como fabricar fralda geriátrica.
Além de terem a oportunidade de aprender uma profissão, a cada três dias trabalhados, o detento poderá diminuir um dia em sua pena. Um Projeto que conta com o apoio do Ministério Público, da Justiça e com amplo apoio social, pois tudo foi construído com o apoio da comunidade.
“Meus agradecimentos a todos que de uma maneira ou outra contribuíram para a realização desse Projeto. Um agradecimento especial ao Ministério Público, ao Poder Judiciário, a todas as entidades que compreenderam a importância deste trabalho para a sociedade. Não poderia esquecer da ACISMI, que está ajudando a viabilizar os cursos, à empresa Krindges, que disponibilizou as máquinas de costura para a realização do curso de confecção, à Administração municipal que disponibilizou a máquina de fabricação industrial de fraldas e à imprensa que tem sido uma das grandes apoiadoras”, pontificou Sampaio.

Entre os presentes: Dr. Francisco Sampaio, delegado de Polícia de São Miguel do Iguaçu, anfitrião; o Delegado chefe da 6° subdivisão da Policia Civil, Delegado Alexandre Macorin; Comandante do 2° Pelotão da Policia Militar de São Miguel do Iguaçu Sargento Helio Guedes de Oliveira; Diretor do fórum da comarca de São Miguel do Iguaçu Juiz Hugo Michelini Junior; representante do Ministério Publico, Promotor de Justiça, Dr. Eric Stilben; Presidente da AOB sub-seção Medianeira, Antonio Tarcisio Mate; representante da OAB, em São Miguel do Iguaçu, Dr. Alexandre Polita; Prefeito Municipal de São Miguel do Iguaçu, Claudiomiro da Costa Dutra; Presidente da câmara de vereadores de São Miguel do Iguaçu, vereador Nilton Wernke; Secretária de Assistência Social de São Miguel do Iguaçu e Primeira Dama, Serli dos Reis Dutra; Presidente do IDESFI, Dr. Luciano Stremel Barros; Corregedor da Polícia Civil da Área Oeste e Sudoeste Dr. Davi Passarino; Delegado adjunto da 6ª SDP de Foz do Iguaçu, Dr. Luiz Rogério Sodré; Delegado da Homicídios de Foz do Iguaçu, Dr. Carlos Eduardo Pezzete Loro; Delegada da Delegacia da Mulher e do NUCRIA de Foz do Iguaçu, Dra. Mônica Ferracioli; Delegado da cidade de Medianeira, Dr. Denis Geovanny Zortea Merino; Delegado da Cidade de Santa Terezinha de Itaipu, Dr. Paulo Renato Caldas de Araujo; Comandante da Polícia Rodoviária Federal, Luiz Antônio Gênova; Diretor da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, Cleomar Farias; vice-prefeito de Matelândia, Enio Avles de Oliveira; Presidente do Conselho de Penas Alternativas de São Miguel do Iguaçu, Sandro Marcon e Celso Rosa; representante do Grupo SR. Dr. Diogo Biato Neto; Padre, Leonardo Albani, representante da Paróquia local; Leonardo Augusto Triaca, presidente da ACISMI; Presidente do Conselho Tutelar, Moacir Leite e Presidente do Conselho Municipal de Segurança, empresário Derli Azevedo

O Delegado Sampaio, ladeado pelo Empresário Luiz Krindger e a Supervisora Cássia, da Indústria de Confecções Krindges

Sampaio com o presidente da OAB sub-seção de Medianeira, advogado Antonio Tarcisio Maté e o representante da OAB em São Miguel, advogado Alexandre Polita...

O momento em que Alexandre Macorin, Delegado chefe da 6º Subdivisão Policial de Foz do Iguaçu, fazia Uso da Palavra.

Dr. Hugo Michelini Junior, Juiz Diretor do Forum de São Miguel do Iguaçu, saudando esta iniciativa do Delegado Sampaio...

O Delegado Sampaio e os membros da Diretoria da ACISMI - entidade parceira neste Projeto...
Delegado Sampaio com toda a sua equipe de trabalho da Delegacia de Polícia de São Miguel do Iguaçu