“Ele poderia simplesmente assumir a delegacia e cumprir a sua função burocrática atinente a sua profissão e no final do dia voltar para o aconchego do seu lar. Mas é esse algo mais, esse trabalho voluntário que ele faz e que cada um pode fazer, seja auxiliando a Direção da Escola do seu bairro com um corte de grama, com uma pintura nova ou com uma reforma da cerca, é que faz a diferença para que possamos ter um mundo melhor”
Em sessão especial realizada ontem (21), o Legislativo Municipal de São Miguel do Iguaçu realizou a entrega da Moção de Aplauso aos integrantes do Projeto Esperança, implantado recentemente na Delegacia de Polícia local.
.jpg)
Entre os presentes prestigiando esta sessão, o vereador Egon Remor, autor desta proposição; vereador Nilton Wernke, presidente do Legislativo; o prefeito Claudiomiro da Costa Dutra; Dr. Heric Stilben, Promotor de Justiça da Comarca de São Miguel do Iguaçu; Delegado Dr. Francisco Sampaio, autor do Projeto Esperança; Dr. Alexandre Macorin, Delegado Chefe da 6ª SDP de Foz do Iguaçu; Cleomar Paulo Farias, Secretário de Segurança de Foz do Iguaçu; Dr. Renato, Delegado de Polícia de Santa Terezinha de Itaipu; Derli Azevedo, presidente do Conselho Municipal de Segurança de São Miguel do Iguaçu; Leonardo Triacca, presidente da ACISMI; Vilson Sperfeld, Diretor do Grupo SR; os vereadores Raulique Farias, Elton Somavila, Francisco Machado Motta, Inésio Civiero e a vereadora Cleonice Maldaner.
Fotos: Jornal O Farol e Valdecir Teixeira (Câmara Municipal) - Para o autor desta Moção de Aplauso, vereador Egon Remor, esse trabalho de ressocialização que o Dr. Sampaio vem realizando através deste Projeto, por si só já é maravilhoso, tendo em vista que o preso tem a oportunidade de aprender uma profissão e ainda prestar um ótimo benefício à comunidade através da confecção de fraldas para serem distribuídas as pessoas que mais necessitam.
“Mas, o que mais me motivou a fazer essa indicação, foi o exemplo que iniciativas assim representa para o coletivo social. Imaginem o quanto seria importante para melhorar a vida de outras pessoas, se mais e mais pessoas procurassem valorizar e adotar iniciativas como essa, seja através da Geração de Emprego e Renda, seja através de mais e mais serviços voluntários voltados para os que mais necessitam”, ressaltou.
Com lucidez, lembrou uma das maiores tragédias humanitárias que acontece hoje no mundo, aonde milhares de pessoas vem abandonando os seus lares justamente por falta de ações como estas que valorize as relações humanas. “Lembro isso para poder fazer um comparativo, para ressaltar o espírito de grandeza, para ressaltar a beleza de iniciativas como essa cujo nome é bastante sugestivo: Projeto Esperança”, lembrou o vereador.
No seu ponto de vista, nós precisamos urgentemente valorizar pessoas com esse espírito – pessoas que pensem na melhoria da qualidade de vida do seu próximo, como se estivessem pensando na melhoria da qualidade de vida do seu filho, da sua família.
“Quando mais e mais pessoas estiverem pensando assim - mais e mais pessoas vão ajudar a afastar a violência de nossas Ruas. Vamos fazer com que as desavenças diminuam e que os Fóruns não fiquem tão abarrotados de processos como está hoje”, lembrou.
“Um dia desses, pesquisando sobre a história do nosso município, descobri que na década de 70, nós tínhamos 68 mil habitantes. O que houve? Para onde foi toda essa gente? Por que não se preocupamos com a industrialização com a geração de emprego e renda? Parabéns Dr. Sampaio. Sinto-me extremamente honrado de estar aqui hoje, ao lado dos meus companheiros desta Casa para entregar essa homenagem ao Senhor e a sua equipe por essa bela iniciativa”, pontuou.
Seguindo a mesma linha de raciocínio, Cleomar Paulo Farias, Secretário de Segurança Pública de Foz do Iguaçu, lembrou que esse algo mais que o Dr. Francisco Sampaio consegue colocar no seu trabalho diário é que faz a diferença.
“Ele poderia simplesmente assumir a delegacia e cumprir a sua função burocrática atinente a sua profissão e no final do dia voltar para o aconchego do seu lar. Mas é esse algo mais, esse trabalho voluntário que ele faz e que cada um pode fazer, seja auxiliando a Direção da Escola do seu bairro com um corte de grama, com uma pintura nova ou com uma reforma da cerca, é que faz a diferença para que possamos ter um mundo melhor”, ressaltou.
Para o Dr. Heric Stilben, promotor de Justiça da nossa comarca, “esse trabalho de ressocialização já se tornou referência para outras instituições do país”.
Segundo o Dr. Alexandre Macorin, Delegado Chefe da 16ª SDP de Foz do Iguaçu, em 2015, por iniciativas como essa os três municípios que fazem parte da sua jurisdição receberam o reconhecimento do Legislativo Municipal.
“Fico feliz em ver que é possível cumprir com o trabalho diário de combate ao crime e de redução da criminalidade – e mesmo assim, ainda poder fazer esse algo a mais como destacou o Cleomar”, sintetizou, ressaltando que essa é a segunda vez que visita São Miguel em poucos dias, não para resolver broncas de delegacias – mas, justamente para ver a sua equipe de trabalho receber o reconhecimento da comunidade.
Visivelmente emocionado, Dr. Francisco Sampaio disse que estava muito feliz e só tinha que agradecer. “Devo isso a toda a minha equipe de trabalho e quero agradecer ao Dr. Alexandre Macorin que me trouxe para a região. Ele me disse na primeira viagem que fizemos para São Miguel: “faça por essa comunidade o que você faz de melhor”, lembrou.
.jpg)
Os homenageados: Adilson José Cavalheiro (Investigador); Carlos A. Muller (Professor Projeto Esperança); Daniel B. Dionísio (Investigador); Eder A. Bonacin (Investigador); Fábio Brumatti Oliveira (investigador); Dr. Francisco Sampaio (autor do Projeto Esperança); Gilmar Marques (Professor de Música); Ivan Lopes da Silva (Investigador); Ivanir Terezinha da Silva Souza (Professora Curso Corte e Costura); Jairo Mayer (Investigador); José Manoel L. Rodrigues (Investigador); Juliana Mazzotti (Escrivã); Glaudenir Basso (Investigador); Lauro José do Prado (Investigador); Lizandro Borba (Investigador); Raquel Sperfeld Biato (Escrivã); Sidney Luiz da Silva (Escrivão); Valdair Reis (Professor Curso Eletricista) e Vanieli Trevisan (Investigadora).
Ainda fizeram uso da palavra ressaltando a importância desse trabalho o vereador Raulique Farias, Cleonice Maldaner e o prefeito Claudiomiro da Costa Dutra. Logo após a entrega, houve uma confraternização na Arguelo Pizzaria.
.jpg)
Presença ilustre da Sãomiguelense Maria Medeiros Araújo, ao lado do seu esposo Dr. Renato, Delegado de Polícia de Santa Terezinha de Itaipu
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Comments