Da Assessoria - O Comitê Gestor Municipal de São Miguel do Iguaçu apresentou para a equipe do Governo Municipal na manhã da última quarta-feira, 20, algumas sugestões de projetos e programas para serem implantados no município, visando beneficiar a comunidade e fortalecer a economia da cidade.
Um deles é o programa “Ação de Crescimento Econômico Empresarial – Acelera SMI – subsídio de juros”. A proposta é para que o município subsidie os juros de empréstimos obtidos por empresas nas cooperativas e agências bancárias do município.
O objetivo é o crescimento econômico do munícipio; incentivo ao crescimento e desenvolvimento das empresas locais; melhora na estrutura física e competitividade do comércio do município; retomada econômica pós-pandemia e a geração e manutenção de empregos.
“Essa proposta vem de encontro ao nosso Plano de Governo que é o incentivo ao comércio, indústria e prestação de serviço. Se houver garantia da legalidade e orçamento, com certeza vamos colocar em prática essa sugestão”, relatou o prefeito Motta.
O próximo passo é realização de um estudo sobre a viabilidade técnica e jurídica, além da elaboração do Projeto de Lei, com os detalhes de como e em quais condições seria realizado esse subsídio, para depois o mesmo ser encaminhado para apreciação da Câmara Municipal.
Outro projeto apresentado na reunião é o apoio do Governo Municipal trata na realização de uma ‘Rodada de Negócios’, que consiste em um evento de prospecção para empresas que desejam realizar negócios proveitosos de forma rápida. “Vinte e cinco empresas de diferentes segmentos participam do evento que é realizado em um único dia, num período de aproximadamente 2 horas”, informou o presidente da Associação Comercial e Empresarial de São Miguel do Iguaçu (ACISMI), Jolmir Raimundi, membro do Comitê Gestor.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Valcir Teixeira, resumiu o encontro como sendo muito importante. “Essas sugestões podem trazer grandes resultados para o desenvolvimento do município. Vamos aguardar os pareceres jurídico e financeiro para definirmos alguns critérios de como esses projetos poderão ser colocados em prática e apresentar ao comitê, antes de formatar o Projeto de Lei”, relatou.
“O trabalho do CGM é fundamental para definirmos ações de trabalho a serem executadas. Como o comitê é formado pela sociedade organizada, as sugestões são uma forma de participação popular na administração do município”, destacou o vice-prefeito, Claudio Rodrigues.
No próximo dia 19 de maio está programado um novo encontro do Comitê para amadurecer esses e outros projetos.