Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Itaipu Binacional celebrou o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho
  Data/Hora: 29.abr.2025 - 11h 0 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Cerimônia para empregados(as) na manhã desta segunda-feira (28) destacou a importância da prevenção de acidentes e da promoção do bem-estar laboral

 

Da Assessoria - Fotos: Sara Cheida/Itaibu Binacional - A Itaipu Binacional realizou, nesta segunda-feira (28), uma cerimônia em celebração ao Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, destacando a importância de uma cultura de prevenção de acidentes e a promoção do bem-estar dos(as) empregados(as).

 

 

O evento, organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) com apoio do Departamento de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, reuniu diretores, gerentes, empregados e convidados, além de contar com transmissão por videoconferência para toda a empresa.

 

O diretor administrativo Iggor Gomes Rocha, representando o diretor-geral brasileiro Enio Verri, destacou o pioneirismo da Itaipu na área de segurança. “A Itaipu é um oásis no cenário nacional, com números que a colocam como referência no setor elétrico, e nós buscamos avançar e compartilhar nossa experiência com outras empresas”, disse Rocha. Ele também mencionou a adesão da Itaipu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os relacionados à saúde e ao trabalho decente.

 

Representando o diretor-geral paraguaio, Justo Zacarías Irún, o diretor técnico, Hugo Zárate, reforçou o compromisso da empresa com a segurança. “Na Itaipu, a segurança não é apenas uma obrigação, mas um princípio que orienta todas as nossas ações. Cada um de nós tem a responsabilidade de cuidar de si e dos outros, garantindo que todos retornem para casa em segurança”, afirmou Zárate.

 

O presidente da CIPA para ao biênio 2025/2026, o paraguaio Crhistian Carreras, destacou que o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho é um momento não apenas de homenagem aos trabalhadores que sofreram acidentes, mas também um chamado à ação para renovar o compromisso de avançar em direção a um ambiente onde a segurança seja sempre prioridade. “É um dia de renovar nossa determinação de chegar a um futuro em que os riscos sejam minimizados e a segurança esteja sempre em primeiro lugar,” afirmou o presidente.

 

Vidas em equilíbrio

A cerimônia trouxe como destaque o tema “Vidas em Equilíbrio”, que será o foco da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT), programada para outubro. A vice-presidente da CIPA para o biênio 2025-2026, a brasileira Carla Suellen Martins, contextualizou a escolha do tema, citando dados alarmantes: “Segundo o Ministério da Previdência Social, o Brasil registrou 470 mil afastamentos por transtornos mentais em 2024, o maior número em uma década. No Paraguai, a Organização Internacional do Trabalho também aponta o crescimento dessa preocupação”.

 

Carla complementou: “A Itaipu já está à frente das exigências legais, com iniciativas como o programa Saudavelmente, que aborda saúde mental de forma integrada. Nosso objetivo é promover reflexões sobre o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, saúde física e mental, e os impactos de escolhas diárias no bem-estar.”

 

O gerente da Divisão de Medicina do Trabalho da margem esquerda (brasileira), Elton Antonio Valentini, relacionou o equilíbrio humano ao conceito de homeostase. “Assim como nosso corpo busca manter a temperatura e a pressão arterial constantes, a vida clama por equilíbrio. Esse conceito se estende à saúde planetária, onde ações para preservar o meio ambiente também promovem o bem-estar coletivo”, explicou. Ele destacou a continuidade das ações da CIPA, que em 2024 abordou os “seis pilares para uma vida longa e saudável” e, neste ano, aprofunda temas como manejo de estresse e saúde mental.

 

O evento terminou com uma fala do psicólogo clínico paraguaio Gustavo Piñeiro, sobre o tema “A importância do equilíbrio na saúde mental”.

 

Desde a construção da usina, em 1975, a Itaipu mantém um compromisso com a segurança, sendo pioneira na criação de normas que influenciaram as regulamentações brasileiras. No Paraguai, as práticas da empresa também servem como referência. A CIPA, que alterna sua presidência bienalmente entre brasileiros e paraguaios, tem um papel de liderança na promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável.

 

Estiveram presentes na cerimônia o diretor jurídico brasileiro, Luiz Fernando Delazari; o diretor técnico executivo brasileiro, Renato Sacramento, e representantes de gerências e superintendências de ambas as margens da empresa.

 

Sobre a Itaipu Binacional

Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável. Desde o início de suas operações, em 1984, já produziu mais de 3 bilhões de megawatts-hora.

 

A Itaipu tem como missão empresarial gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai. Mais do que uma usina, Itaipu é um agente de transformação, com ações que integram sustentabilidade, inovação e compromisso com as pessoas.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner Mirante
Banner Einstein
Banner violência se limite
Banner Exposição
Banner Lúcia Helena