Banner maio itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Secretaria de Educação está realizando o 1º Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil
  Data/Hora: 7.mai.2025 - 11h 25 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - A Secretaria Municipal de Educação de São Miguel do Iguaçu está realizando o 1º Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), com a participação dos professores de Educação Infantil das escolas municipais, escola indígena e Centro Municipais de Educação Infantil (CMEIS) do município.

 

 

O seminário está acontecendo no Centro de Convivência do Idoso e é composto por várias atividades, dentre elas, Mostra Pedagógica de Atividades, visitação da comunidade, palestras e troca de experiências entre os professores. O projeto conta com a participação de cerca de 780 pessoas, entre estudantes e professores.

 

 

O LEEI é um programa de formação para professores da Educação Infantil que visa a promoção do letramento e do desenvolvimento das linguagens das crianças da pré-escola a partir dos 4 anos de idade. “O programa tem foco no trabalho com a linguagem oral e escrita e busca ampliar a experiência das crianças com as atividades de letramento através da formação dos professores, a fim de que possam desenvolver práticas educativas que ampliem as experiências das crianças com a linguagem oral e escrita”, explica a professora Eliani Frazão, articuladora municipal do RENALFA (Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização).

 

Este programa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada que visa promover a alfabetização das crianças ao final do segundo ano do ensino fundamental. Assim, o LEEI vem para ampliar o trabalho pedagógico oportunizando atividades de letramento desde a educação infantil. “As atividades do programa tiveram início em setembro de 2024 e se estenderam até maio de 2025 com encontros de formação mensais e atividades complementares de estudos para os professores”, completou Eliani.

 

O encontro de formação teve início na segunda-feira, 05, com uma palestra proferida pela professora Maria Olivia da Cruz Macalós, com o tema Leitura e Escrita na Educação Infantil. À noite, a exposição dos trabalhos realizados pelos professores foi aberta ao público, onde as famílias puderam prestigiar os trabalhos realizados pelos estudantes com a apresentação das práticas pelos professores.

 

Prestigiaram a visitação aproximadamente 150 pais, responsáveis e acadêmicos do curso de Pedagogia da Faculdade UNIGUAÇU. Além dos visitantes estiveram presentes a equipe pedagógica da Secretaria de Educação, 25 professores participantes (de 10 escolas municipais e escola indígena e 2 professores de dois CMEIS).

 

Nesta terça-feira, 06, as atividades continuam com a oficina de literatura infantil e práticas para contar histórias realizada pela professora Adriana Zanetta. À tarde haverá troca de experiências e apresentação de boas práticas entre o grupo de professores de educação infantil participantes do programa.

 

A coordenadora e formadora do LEEI, Vancleir Bloemer, afirma que “está encantada com o empenho e dedicação dos professores e que o encontro foi muito importante, assim como toda a formação, para melhoria na prática dos professores, pois oportunizou a reflexão sobre o trabalho realizado com as crianças da educação infantil e as atividades que envolvem a leitura e a escrita. Após a formação podemos perceber uma mudança significativa na prática dos docentes”, conclui.

 

A secretária de Educação, Solange Gamba, afirma que o “LEEI foi um momento de formação continuada muito importante para os professores. Foram formações que oportunizaram várias práticas de reflexão sobre o trabalho realizado com as crianças nas escolas, uma vez que o letramento é uma prática social muito importante”.

 

A secretária também expressou sua satisfação em ver a participação da comunidade na visita aos trabalhos expostos. “A participação da família é muito importante, pois a criança se sente valorizada e estimulada a fazer cada vez melhor. Para os professores também, a participação da família é essencial pois a escola precisa desse apoio para poder fazer o seu papel”

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner Lúcia Helena
Banner Exposição
Banner Mirante
Banner emprego