Da Assessoria - A Secretaria Municipal de Educação de São Miguel do Iguaçu está realizando o 1º Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), com a participação dos professores de Educação Infantil das escolas municipais, escola indígena e Centro Municipais de Educação Infantil (CMEIS) do município.
O seminário está acontecendo no Centro de Convivência do Idoso e é composto por várias atividades, dentre elas, Mostra Pedagógica de Atividades, visitação da comunidade, palestras e troca de experiências entre os professores. O projeto conta com a participação de cerca de 780 pessoas, entre estudantes e professores.
O LEEI é um programa de formação para professores da Educação Infantil que visa a promoção do letramento e do desenvolvimento das linguagens das crianças da pré-escola a partir dos 4 anos de idade. “O programa tem foco no trabalho com a linguagem oral e escrita e busca ampliar a experiência das crianças com as atividades de letramento através da formação dos professores, a fim de que possam desenvolver práticas educativas que ampliem as experiências das crianças com a linguagem oral e escrita”, explica a professora Eliani Frazão, articuladora municipal do RENALFA (Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização).
Este programa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada que visa promover a alfabetização das crianças ao final do segundo ano do ensino fundamental. Assim, o LEEI vem para ampliar o trabalho pedagógico oportunizando atividades de letramento desde a educação infantil. “As atividades do programa tiveram início em setembro de 2024 e se estenderam até maio de 2025 com encontros de formação mensais e atividades complementares de estudos para os professores”, completou Eliani.
O encontro de formação teve início na segunda-feira, 05, com uma palestra proferida pela professora Maria Olivia da Cruz Macalós, com o tema Leitura e Escrita na Educação Infantil. À noite, a exposição dos trabalhos realizados pelos professores foi aberta ao público, onde as famílias puderam prestigiar os trabalhos realizados pelos estudantes com a apresentação das práticas pelos professores.

Prestigiaram a visitação aproximadamente 150 pais, responsáveis e acadêmicos do curso de Pedagogia da Faculdade UNIGUAÇU. Além dos visitantes estiveram presentes a equipe pedagógica da Secretaria de Educação, 25 professores participantes (de 10 escolas municipais e escola indígena e 2 professores de dois CMEIS).
Nesta terça-feira, 06, as atividades continuam com a oficina de literatura infantil e práticas para contar histórias realizada pela professora Adriana Zanetta. À tarde haverá troca de experiências e apresentação de boas práticas entre o grupo de professores de educação infantil participantes do programa.
A coordenadora e formadora do LEEI, Vancleir Bloemer, afirma que “está encantada com o empenho e dedicação dos professores e que o encontro foi muito importante, assim como toda a formação, para melhoria na prática dos professores, pois oportunizou a reflexão sobre o trabalho realizado com as crianças da educação infantil e as atividades que envolvem a leitura e a escrita. Após a formação podemos perceber uma mudança significativa na prática dos docentes”, conclui.
A secretária de Educação, Solange Gamba, afirma que o “LEEI foi um momento de formação continuada muito importante para os professores. Foram formações que oportunizaram várias práticas de reflexão sobre o trabalho realizado com as crianças nas escolas, uma vez que o letramento é uma prática social muito importante”.
A secretária também expressou sua satisfação em ver a participação da comunidade na visita aos trabalhos expostos. “A participação da família é muito importante, pois a criança se sente valorizada e estimulada a fazer cada vez melhor. Para os professores também, a participação da família é essencial pois a escola precisa desse apoio para poder fazer o seu papel”