Banner maio 25

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
Brics condena ataque contra Irã e tarifas indiscriminadas
  Data/Hora: 7.jul.2025 - 13h 19 - Categoria: Brasil  
 
 
clique para ampliar

Em declaração conjunta, grupo defende multilateralismo e faz críticas indiretas à política comercial e militar dos EUA. Bloco ainda pede ajuda humanitária a Gaza e reforma no Conselho de Segurança.

 

Por dw.com - Líderes do grupo de nações em desenvolvimento Brics condenaram neste domingo (06/07) os ataques ao Irã, à Faixa de Gaza, à Caxemira indiana e à infraestrutura russa durante a cúpula do bloco que acontece no Rio de Janeiro.

 

Em uma declaração conjunta, os países ainda criticaram o "aumento indiscriminado de tarifas" no comércio internacional e voltaram a pedir uma reforma no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

 

Em seu discurso de abertura, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva traçou um paralelo com os países em desenvolvimento que resistiram a se alinhar com qualquer um dos polos da ordem mundial durante a Guerra Fria.

 

"O Brics é o herdeiro do Movimento dos Não Alinhados", afirmou Lula. "Com o multilateralismo sob ataque, nossa autonomia está novamente em xeque", continuou.

 

"Se a governança internacional não reflete a nova realidade multipolar do século 21, cabe ao Brics contribuir para sua atualização. Sua representatividade e diversidade o torna uma força capaz de promover a paz e de prevenir e mediar conflitos."

 

No caso da Rússia, o grupo voltou a questionar sanções unilaterais "não autorizadas pelo Conselho de Segurança" e não menciona a agressão de Moscou contra a Ucrânia.

 

Além disso, avançou na declaração da última cúpula e criticou diretamente ofensivas contra a infraestrutura russa, que foram anteriormente reivindicadas por Kiev. "Condenamos nos termos mais fortes os ataques contra pontes e infraestrutura ferroviária que visaram deliberadamente civis nas regiões de Bryansk, Kursk e Voronezh", diz o documento.

 

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não participa do encontro devido ao mandado de prisão emitido contra ele pelo Tribunal Penal Internacional.

 

O presidente chinês, Xi Jinping, também não compareceu ao evento pela primeira vez em seus 12 anos de gestão. A ausência marca a cúpula sob a presidência brasileira em um momento em que a China tenta estabelecer uma postura mais crítica aos EUA no cenário internacional.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner Einstein
Banner Exposição
Banner Lúcia Helena
Banner emprego
Banner Mirante
Banner pedrão 2018