Fonte: Notícias Santa Tereza - A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou, nas primeiras horas desta terça-feira (25), uma operação para cumprir 13 mandados judiciais contra uma organização criminosa especializada no transporte interestadual de grandes carregamentos de drogas utilizando veículos adulterados para simular viaturas oficiais. A ação conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o emprego de cães de faro da PCPR para reforçar as buscas.
Ao todo, estão sendo cumpridos sete mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão nos municípios de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu, no Paraná, além de Joinville, em Santa Catarina.
A operação tem como objetivo desarticular um grupo estruturalmente organizado, com divisão de tarefas e forte atuação no tráfico de drogas.
Início da investigação começaram em junho de 2025, após a apreensão de 762 quilos de maconha dentro de um Renault Duster branco, irregularmente plotado com identidade visual da Polícia Científica do Paraná. O veículo fugiu de uma abordagem da PRF e acabou sendo abandonado após colidir na BR-277, em Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba.
“A partir desse fato, a PCPR identificou a existência de uma estrutura criminosa estável, hierarquizada e com divisão de tarefas, responsável por diversos transportes ilícitos entre Foz do Iguaçu, Curitiba e cidades do interior do Paraná, sempre com automóveis batedores, placas falsas e a simulação de símbolos de órgãos públicos”, explicou o delegado da PCPR, Victor Loureiro.
Quatro ocorrências semelhantes foram identificadas
Durante a investigação, a PCPR constatou ao menos outros quatro episódios em que o grupo utilizou veículos oficiais falsificados para transportar drogas
Abril de 2025 – Guarapuava apreensão de 562 quilos de maconha em um veículo com placas adulteradas e falsos sinais do Poder Executivo Federal. Um segundo carro, que atuava como batedor, também foi encontrado.
Maio de 2025 – Foz do Iguaçu a Curitiba traficantes utilizaram um carro falsamente caracterizado como viatura do Instituto de Criminalística da Polícia Científica, escoltado por outro veículo.
Agosto de 2025 – Guarapuava a PRF apreendeu 153 quilos de cocaína e celulares transportados em uma caminhonete com logotipos falsos da Receita Federal. Dois homens de nacionalidade paraguaia foram presos.
3 de novembro de 2025 – Assis Chateaubriand apreensão de mais de uma tonelada de maconha em uma caminhonete com placas falsas e identidade visual simulada da Itaipu Binacional.
Estrutura profissionalizada
Com base em laudos periciais, câmeras de segurança, análise de dados e diversas diligências de campo, a PCPR identificou que os motoristas, financiadores e responsáveis logísticos mantinham participação contínua nas ações criminosas. Os suspeitos repetiam veículos, rotas e modos de operação, demonstrando alto nível de organização e profissionalização.
A operação desta terça-feira representa um passo fundamental para interromper a atuação do grupo, responsável por movimentar grandes quantidades de drogas entre Foz do Iguaçu, o interior do Paraná e outras regiões do país.