banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
Governo Municipal encerra campanha ‘21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher’
  Data/Hora: 15.dez.2025 - 10h 36 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu encerrou, na última semana, a campanha nacional “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”. A iniciativa, liderada pelo Ministério das Mulheres, foi desenvolvida no município pelo Departamento de Políticas Públicas para Mulheres, vinculado à Secretaria de Assistência Social, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) e do Conselho da Comunidade.

 

 

 

A mobilização teve início no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e seguiu até 10 de dezembro de 2025, data em que se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

 

Durante todo o período, foram realizadas diversas ações de conscientização, mobilização social e orientação à população, com foco no enfrentamento à violência doméstica, à violência contra as mulheres e ao racismo. As atividades envolveram escolas estaduais e municipais, clubes de mães, grupos da terceira idade e diferentes espaços públicos da cidade.

 

De acordo com a diretora do Departamento de Políticas Públicas para Mulheres, Aparecida Carradore, o início da campanha ocorreu com atividades digitais em razão do feriado da Consciência Negra. “Começamos no dia 20, com publicações e divulgação nas redes sociais sobre a importância da data. Também realizamos uma blitz educativa nas ruas, distribuindo folders e lixeirinhas para os veículos. Durante as semanas seguintes, trabalhamos em escolas e grupos comunitários, levando informação e orientação à população”, explicou.

 

A campanha teve como destaque a mensagem de valorização da vida e do respeito, reforçando que o combate à violência deve ser responsabilidade de toda a sociedade. “Os 21 dias de ativismo abordam a violência doméstica, a violência contra as mulheres e o racismo. As mulheres negras são as que mais sofrem, pois vivenciam dupla discriminação: por serem mulheres e por serem negras. Precisamos trabalhar juntos para promover dignidade e respeito a todos os seres humanos”, completou Aparecida.

 

O encerramento da campanha ocorreu no dia 10 de dezembro, com um passeio ao Refúgio Biológico Bela Vista, em Foz do Iguaçu, proporcionando um momento especial de lazer e acolhimento às mulheres atendidas pelas ações de enfrentamento à violência. “O passeio no Refúgio Biológico conclui os 21 dias de ativismo. Nosso objetivo é oferecer um dia de alegria para mulheres que já sofreram tanto com situações de violência”, destacou a diretora.

 

Durante a visita, o monitor Gabriel Mendes Campos apresentou a história e as atividades desenvolvidas no refúgio, criado em 1984 para abrigar animais impactados pelo enchimento do reservatório da Itaipu. “Hoje, o refúgio realiza trabalhos de preservação de espécies silvestres ameaçadas de extinção ou resgatadas do tráfico. Os visitantes conhecem a área de zoológico, que abriga répteis, aves e felinos como a onça-pintada e a onça-preta. Temos também o maior hospital veterinário da América Latina, com dois mil metros quadrados, onde conseguimos tratar desde pequenos pássaros até grandes felinos”, explicou.

 

A secretária de Assistência Social, Adriana da Silva Motta, comentou a respeito da campanha. “A participação de São Miguel do Iguaçu nesta mobilização nacional reforça nosso compromisso em proteger e acolher todas as mulheres do município. Cada ação realizada ao longo desses 21 dias teve como objetivo conscientizar, orientar e fortalecer redes de apoio. Encerrar a campanha com um momento de lazer e integração no Refúgio Biológico simboliza esperança, cuidado e a certeza de que seguiremos trabalhando para combater qualquer forma de violência e promover a dignidade feminina”, afirmou.

 

“Com mais uma edição concluída, as mulheres do município podem sempre contar com a proteção e a garantia de seus direitos, pois estamos atuando de forma permanente na construção de uma sociedade mais justa, segura e igualitária para todas”, reafirmou Aparecida.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner Lúcia Helena
Banner Einstein
Banner Exposição
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Banner emprego