Outros campos de atuação do profissional pedagogo, além da sala de aula, foram a temática central da III Jornada de Formação Continuada de Educadores realizada no auditório da Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu (UNIGUAÇU/FAESI).
Pedagogos especialistas das áreas de música, penitenciárias, empresariais e hospitalares falaram sobre as oportunidades de trabalho do profissional dentro desses ambientes.

O professor adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutor em Educação, Guilherme Gabriel Ballande Romanelli falou sobre “A motivação da música e seu papel na educação”; As pedagogas Hilda Soares Silva Dacorreio e Maria Luiza da Silva palestraram sobre “Função do professor/pedagogo de uma unidade penal”; A pedagoga Inês Maria Andretti fez a palestra sobre “Pedagogia empresarial: aspectos e contribuições dentro das organizações” e a especialista em psicopedagogia Derci Maeberg de Moraes Baravelli conversou com os participantes sobre “O papel do pedagogo hospitalar na atualidade”.
O encerramento do evento ficou a cargo do especialista em fundamentos estéticos para arte, Gilvado Moisés de Oliveira, que destacou a “Animação sócio-cultural nas intervenções sociais”.
A pedagoga e professora da escola municipal Henrique Ghellere de São Miguel do Iguaçu, Elisete Costa Ghellere, participou da jornada com o objetivo de buscar o aperfeiçoamento. “São muitos os desafios no dia-a-dia de nossa profissão, por isso buscar novas técnicas e conceitos é importante para superá-los”, assinalou Elisete.
Para a professora Rita Magenis do Centro municipal de educação infantil Olímpia Pizzollo, participar desse evento é buscar novos conhecimentos na área e enfatizou a importância das Instituições formadoras oportunizarem eventos como esse. “O curso de Pedagogia e o Centro Acadêmico Rubens Alves da UNIGUAÇU/FAESI estão de parabéns por organizar essa jornada”, destacou Rita.
A acadêmica Ângela Mattana disse que o evento esclareceu os participantes sobre cada uma das áreas discutidas e analisadas. “Achei interessante o trabalho do pedagogo no ambiente hospitalar porque é muito importante o trabalho que fazem dentro dos hospitais”, declarou Ângela.

Para a acadêmica Aparecida Conceição o campo que mais lhe chamou a atenção foi a atuação da pedagogia dentro do ambiente penal. “São jovens e adultos que não tiveram talvez oportunidade de estudar na vida e proporcionar a eles condições para tal é uma forma de ajudá-los a sair da criminalidade”, completou Aparecida.
O evento teve ainda apresentações culturais do grupo de Street Dance do Ateliê da Dança com alunos do 7º ano do Colégio L´Hermitage Nossa Senhora de Fátima de São Miguel do Iguaçu sob a coordenação da acadêmica Luana Cândido e do grupo de dança Vida Ativa de Missal com a coordenação do acadêmico Rudinei Hilgert.
A Coordenadora do curso de Pedagogia, Cíntia Basso dos Santos, concluiu dizendo que “os temas foram extremamente significativos para nós, pedagogos; acredito que todos aprenderam algo de novo em nossa Jornada”.



AI: Ademir José Jung (DRT-PR 8481)
Data: SMI – 11-12-12
Anexo fotos dos participantes e das apresentações culturais.
Acesse www.faesi.com.br ou também www.facebook.com/UNIGUACUFAESI