A 2ª Semana Acadêmica de Matemática e 2ª Mostra de Física realizada na UNIGUAÇU/FAESI(Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu) pela coordenação e colegiado do curso e pelo CAP(Centro Acadêmico Pitágoras) promoveu uma ampla reflexão e debate a respeito das questões relacionadas à inclusão educacional, bem como o estudo dos conteúdos da disciplina e da Física, fundamentais para a formação acadêmica e para o desenvolvimento profissional docente.
Para atingir esse objetivo o evento teve a palestra sobre “A inclusão educacional nas aulas de Matemática: um enfoque no atendimento dos alunos surdos” com o professor doutorando Fábio Alexandre Borges. “Nós vemos hoje no Brasil um movimento de saída dos alunos das escolas especiais para as regulares motivadas por uma campanha da mídia pela Inclusão Escolar. No ensino da matemática, e na maioria das outras disciplinas, isso não é possível”, alerta o professor. Fábio recomenda a manutenção das escolas especiais. “No entanto, é preciso melhorar a qualidade do atendimento a esses estudantes”, completa.

Uma outra palestra que também serviu para atingir os objetivos da Semana Acadêmica foi sobre “As tecnologias no ensino de Matemática: uma abordagem para o ensino de funções”, proferida pelo professor Mestrando Wanderlei Veríssimo. “Programas de computador como software, bloggers e simuladores virtuais são algumas tecnologias que melhoram a qualidade no ensino da matemática”, explicou Wanderlei.
Um grande atrativo no evento foi a 2ª Mostra de Física realizado pelos acadêmicos do curso. Diversas experiências foram realizadas por eles e expostas em sala de aula para visitação. Acadêmicos da própria Instituição além de estudantes de escolas do município vieram apreciar os experimentos. “Os alunos gostaram muito porque as mostras foram muito interessantes. Eles aprendem na prática o que estão vendo em sala”, contou o professor Sérgio Burtet do Colégio Nestor Victor dos Santos que trouxe sua turma para a visitação.
A professora de Matemática da UNIGUAÇU/FAESI, Simoni Sphor Venzon que foi a orientadora dos experimentos e projetos, salientou que a Mostra de Física é fundamental tanto para a Instituição como para os alunos visitantes. “Os colégios não tem laboratório de física e é aqui na faculdade que eles têm a oportunidade de conhecê-lo”, ressaltou Simoni. Ela salientou ainda que, dessa maneira, os acadêmicos estão tendo a oportunidade de ensinar tendo em vista que serão futuros professores.

O acadêmico de Matemática Rhuan Guilherme disse que a Semana Acadêmica foi de grande importância porque, tanto as palestras como as mostras, fazem parte do dia-a-dia das pessoas. “Á partir desses experimentos vamos conhecendo um pouco mais sobre os conteúdos do curso”, destacou Rhuan.
Para o estudante Elias Bittencurt é sempre importante um conhecimento a mais durante o curso. “As palestras foram interessantes porque abriram novos caminhos e horizontes para os estudantes”. Elias informou que no próximo ano o seu grupo vai inovar na Mostra de Física. “Não vamos copiar experiências, mas sim criar novos experimentos”, anunciou Elias.

A Coordenadora do curso de Matemática da UNIGUAÇU/FAESI, Luciana Del Castanhel Peron, fez uma avaliação muito positiva do evento porque ocorreu tudo dentro do programado. “Os palestrantes eram qualificados e a Mostra de Física fechou com chave de ouro a Semana Acadêmica. Foi mais uma oportunidade de trazer para dentro da Instituição a comunidade em geral”, finalizou.
AI: Ademir José Jung(DRT-PR 8481)
Data: SMI – 21-11-12
Anexo fotos do evento.
Acesse www.faesi.com.br ou também www.facebook.com/UNIGUACUFAESI