O Dia Nacional da Consciência Negra (20) foi lembrado por diversas apresentações no auditório da UNIGUAÇU/FAESI (Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu). O Projeto intitulado “20 de novembro – Dia da Consciência Negra”, organizado pelo 4º período do curso de Pedagogia sob a coordenação da professora Gecira Líbero, teve esse ano a sua 2ª edição e contou com apresentações musicais, culturais e históricas pelos acadêmicos da Instituição. Nesse ano houve ainda a presença da Associação de Capoeira Camboatá de São Miguel do Iguaçu e Medianeira que tem o apoio do programa Segundo Tempo do Governo Federal e do Grupo de Balé de São Miguel do Iguaçu coordenado pela estudante de Pedagogia, Luana Cândido.
“É um projeto de valorização da cultura Afro e teve por objetivo mostrar que a Instituição está aberta às diferenças”, disse a professora Gecira.

Para a acadêmica Lidiane Scheffer o projeto é muito interessante. “Os colegas perceberam através de pesquisas e estudos o quanto é importante a valorização dessa data”, salientou Lidiane. Os 30 acadêmicos que fazem parte do 4º período de Pedagogia da UNIGUAÇU/FAESI assumiram o projeto de “corpo e alma”, salientou a estudante.
O acadêmico Douglas Fernando da Silva, que apresentou ao público presente a história da cultura Afro no Brasil, destacou que quando se fala do Dia da Consciência Negra deve-se pensar na riqueza cultural que esse povo trouxe para o Brasil. “A diversidade religiosa, cultural e as aspirações trazidas pelos negros vieram engrandecer nossa cultura”, completou.
O evento contou ainda com a presença da Sra. Renata Albino, representante do Ministério do Esporte que acompanhou a apresentação do grupo de capoeira que tem o apoio do Governo Federal. Ela elogiou a iniciativa da Faculdade em abrir as portas para debater questões dessa natureza. “Parabéns ao curso de Pedagogia que promoveu tão bem esse evento que movimentou não só a faculdade, mas toda uma comunidade. Vejo com bons olhos tudo isso”, enfatizou Renata.
A Coordenadora do curso de Pedagogia, Cíntia Basso dos Santos, destacou o empenho dos estudantes no evento e parabenizou pela mobilização em torno desta data tão importante. “Foi uma maneira dos alunos da faculdade mostrar a importância da cultura Afro”, completou Cíntia.
AI: Ademir José Jung(DRT-PR 8481)
Data: SMI – 22-11-12
Anexo fotos do evento.
Acesse www.faesi.com.br ou também www.facebook.com/UNIGUACUFAESI