Está na área de Preservação Ambiental da UNIGUAÇU/FAESI(Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu) uma horta com aproximadamente 100 espécies de plantas medicinais. No local estão cinco canteiros com plantas devidamente catalogadas e identificadas com o auxílio de catálogos especializados. Todas as espécies são oriundas de doação do Refúgio Biológico de Itaipu e os canteiros foram devidamente adubados para a necessária manutenção dessas espécies, sendo o solo coberto com restos de vegetação a fim de mantê-lo úmido e propício ao desenvolvimento da micro-fauna.

Este é um projeto sob a coordenação da professora e Engenheira Ambiental, Alcione de Almeida e o estudante de Geografia, Cleyton Pies, faz a monitoria - aquele que acompanha passo-a-passo o desenvolvimento do projeto.

Um dos principais objetivos do cultivo dessas Plantas Medicinais é promover a harmonia das espécies com o meio ambiente, a pesquisa e o conhecimento das plantas medicinais que auxiliam na promoção da saúde das populações. “Proporcionar ainda aos estudantes da faculdade e a comunidade em geral o contato direto com plantas nativas medicinais”, completa a professora Alcione.
A seqüência do projeto compreende a utilização das espécies do local exclusivamente para estudos e doação de mudas, pois somente profissionais da saúde habilitados poderiam indicar o uso das plantas com segurança. “Escolas e comunidade em geral poderão visitar o local com prévio agendamento pelo e-mail alcione@faesi.com.br”, informa Alcione.
O estudante Cleyton disse que escolheu fazer parte do projeto porque se identificou com o estudo das plantas medicinais. “Trabalho no campo e convivo diariamente com essas plantas. Concilio assim os estudos de geografia com a prática”, destacou Cleyton.
AI: Ademir José Jung (DRT-PR 8481)
Data: SMI – 11-03-13
Anexo fotos dos canteiros com as plantas e os responsáveis pelo projeto.
Acesse: faesi.com. br; facebook.com/UNIGUACUFAESI; @FAESIUNIGUACU